Os estudantes bem-sucedidos na escola concentram-se em aprender as informações, não em tentar obter uma determinada nota ou qualquer outro resultado. Isso é o que afirma uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford.
Ou seja, o estudo quer dizer que aqueles que obtêm sucesso são os que estudam para absorver conhecimento, entendem para o que ele serve e não focalizam no que irão conquistar.
Esse é um estudo que mostra algo diferente do que costumamos ver em dicas de aprendizagem para concursos, vestibulares e outros grandes objetivos.
Normalmente há a indicação para estudar de olho nas metas. O percurso será motivado por elas, inclusive.
O que a pesquisa de Stanford concluiu
Conforme falamos, a pesquisa realizada pela Universidade de Stanford constatou que há vantagens em mirar os esforços dos estudos em aprender os conteúdos.
Veja o que a análise concluiu:
- Estudantes acreditam que podem melhorar – mesmo em seus assuntos fracos – contanto que eles dediquem tempo e trabalho árduo.
- Aceitam desafios.
- Definem o sucesso se esforçando para aprender algo novo, não somente em obter notas excelentes.
- Os alunos não tão bem-sucedidos tendem a definir metas de desempenho, enquanto os alunos bem-sucedidos tendem a definir metas de aprendizagem.
Qual é a diferença entre esses dois tipos de metas?
Metas de desempenho (por exemplo, conseguir 90% de acertos no próximo concurso público ou então entrar em uma universidade pública), de acordo com o estudo, têm a ver com provar seu valor para os outros.
Em contraste, os objetivos de aprendizagem (por exemplo, resolver três problemas de matemática, aprender 10 novas palavras em inglês ou então responder questões de concursos todos os dias) são sobre dominar o conhecimento e crescer nesse sentido.
A maioria das escolas e dos cursinhos enfatiza a importância de se obter uma determinada nota no vestibular ou em uma prova comum. Assim como é comum querer passar em um certo número de matérias na faculdade para não ficar ‘na corda bamba’.
Ironicamente, se você deseja atingir – e superar – esses padrões, seria melhor ignorar o resultado desejado e se concentrar no processo de aprendizagem.