Estudantes da UFPR participam de desafio internacional na área de turismo - Notícias Concursos

Estudantes da UFPR participam de desafio internacional na área de turismo

A UFPR foi a única representante brasileira da Liga em 2020, que contou com 60 times de diversos países

 Um grupo de estudantes da área de Turismo representou a Universidade Federal do Paraná, UFPR, no desafio internacional UNWTO Students Leaghe, lançado pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O evento apresentou quatro desafios alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

A UFPR foi a única representante brasileira da Liga em 2020, que contou com 60 times de diversos países entre eles China, Indonésia, Suíça, México e Argentina.

O grupo foi composto por 5 alunos da graduação e dois de mestrado. O grupo foi orientado por 2 coordenadores a professora Márcia Nakatani e o professor Carlos Eduardo Silveira, ambos do do Grupo de Pesquisa em Turismo, Educação, Emprego e Mercado (TEEM) do Programa de Pós-graduação em Turismo da UFPR. Os desafios ocorreram entre os meses de fevereiro e junho de 2020, sendo que a partir do segundo desafio os encontros foram feitos através de reuniões remotas devido ao isolamento social.

Desafios


A equipe da UFPR ficou na 25ª posição, tendo se destacado no primeiro desafio que teve como tema “Novas oportunidades para as comunidades locais”. O grupo tinha como objetivo criar um plano de trabalho para cinco pequenas vinícolas em uma cidade fictícia.

O segundo desafio, com reuniões remotas, envolveu a criação de uma sociedade mais inclusiva, com melhores oportunidades de trabalho para mulheres e jovens na indústria do turismo. Para isso, o grupo propôs a reformulação dos processos de seleção, desenvolvimento, estabilidade e cultura presentes numa organização que opera no mercado turístico.

Com os organizadores sensibilizados com a pandemia, o terceiro desafio teve como tema a recuperação pós-Covid-19, tendo a Espanha como exemplo. O grupo desenvolveu a ideia de criar uma base de dados, com 3 pilares que interligam o turismo, a saúde e a economia, baseados em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), pensando na prevenção de futuras crises.

A competição encerrou com o desafio de criar um plano de trabalho para o Emirado de Sharjah, pensando no papel do turismo e no crescimento econômico sustentável. Para essa questão o time pensou nas tendências pós-Covid-19, criando um plano que integre as paisagens naturais do destino em contraponto à tecnologia de Dubai e ao turismo cultural que já está existe no destino.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?