A gestão da inovação é uma estrutura que viabiliza as soluções para a empresa. Sendo assim, é importante que essa estrutura seja sustentável e comporte as dinâmicas da intangibilidade do conceito.
Primeiramente para estruturar uma gestão é necessário que haja com estratégia, e não é diferente quando pensamos em gestão da inovação. Sendo assim, são necessários que sejam estabelecidos os objetivos, bem como os recursos necessários para a ação, ao passo que todas as diretrizes sejam claras e eficazes.
Existem vários modelos de gestão, ao passo que uma empresa precisa adotar o que mais adéqua aos seus processos e cultura. Certamente algumas metodologias são mais modernas que outras, de forma que facilitam a interação entre os envolvidos.
Contudo, para que possa realizar devidamente a gestão da inovação, essa estrutura deve estar baseada em algo moderno, uma vez que métodos conservadores não comportam transformações inovadoras. Por exemplo, a empresa pode fazer uso do Design Thinking para uma devida gestão da inovação, obviamente adaptando o método aos seus moldes.
A estrutura da inovação requer que as ações e desenvolvimento de soluções estejam dentro de um programa, de modo que ficam mais gerenciáveis.
No entanto, o programa deve incentivar todas as fases da inovação. De modo que faça parte das outras gestões da empresa. Certamente cabe à empresa elaborar treinamentos e capacitações para disseminar o programa.
Uma cultura empresarial é algo enraizado, difícil de mudar. No entanto, quando a mudança ocorre na gestão, o efeito dominó ocorre implicitamente na rotina. Sendo assim, uma gestão da inovação estruturada requer uma cultura de inovação, estimulando as pessoas e divulgando o programa, por exemplo.