Saber mais sobre estresse ocupacional causas e consequências é uma maneira de lidar com a situação e assim construir um dia a dia mais saudável.
Afinal, foi-se o tempo em que as emoções deveriam ser “deixadas de lado”. Hoje sabemos que não existe a possibilidade de esquecer-se dos problemas e focar apenas no trabalho – somos seres humanos, esse pensamento é cruel e impossível.
Em contrapartida a isso, vemos que quanto mais falamos sobre as emoções e as questões psíquicas, mais subsídios construímos para lidar com elas. E para lhe ajudar nesse sentido, trouxemos informações importantes sobre o estresse laboral. Acompanhe e saiba mais.
Estresse ocupacional causas e consequências
Entender mais sobre estresse ocupacional causas e consequências pode ser uma maneira de ter um dia a dia mais feliz e leve no trabalho. Para isso, veja as nossas considerações nos tópicos abaixo:
Causas do estresse ocupacional
O estresse laboral pode surgir de diversas maneiras. Como estamos tratando de uma questão emocional, é preciso ficar atento e recordar que cada caso é um caso, assim como cada estresse pode ser multifatorial.
Tendo isso em mente, considere as causas abaixo como alguns dos diversos gatilhos mentais por trás dessa sobrecarga. Veja:
- Pressão constante no trabalho: seja com relação aos prazos ou à perfeição de um trabalho feito.
- Pressão financeira: o salário se torna inviável para o sujeito.
- Questões de relacionamento interpessoal: onde há conflitos com colegas, liderados, chefes, etc.
- Assédio moral: quando o chefe assedia o seu liderado, propondo um dia a dia de trabalho nada saudável e com sobrecarga.
- Falta de tempo para cuidar de si: pois o trabalho é tão intenso que, mesmo estando em casa, o sujeito só sabe pensar nas suas obrigações e no que deve ser feito.
- Insatisfação com o cargo: o sujeito não atingiu os objetivos profissionais que almejava, sentindo uma profunda frustração.
- Necessidade de perfeccionismo: quando o indivíduo busca uma perfeição em tudo que faz, embora seja impossível alcançá-la.
- Grandes mudanças no trabalho: que podem causar insegurança, medo, ansiedade, insatisfação e fortes cargas de estresse.
- Outras questões emocionais do sujeito: muitas outras questões do próprio indivíduo podem desencadear o estresse ocupacional.
Consequências do estresse
São diversas as consequências do estresse ocupacional. Novamente, reiteramos que cada caso é um caso e, dessa forma, as consequências podem aparecer de diversas maneiras. Mas, de todo modo, podemos pensar em algumas que costumam ser bem frequentes. São elas:
- Consequências fisiológicas: Problemas gastro-intestinais; dores de cabeça e enxaqueca; insônia; falta de apetite ou excesso de fome; cansaço; entre outros fatores.
- Consequências intelectuais/cognitivas: Esquecimento; falta de atenção e foco; dificuldades para se concentrar; etc.
- Consequências comportamentais: Falta de atenção que gera acidentes no trabalho; erros cometidos sem a percepção prévia; etc.
Fique atento ao que envolve o estresse ocupacional causas e consequências e lide com essa situação buscando ajuda de um psicólogo. Aqui, a psicoterapia e o autoconhecimento são peças-chave para lidar com as questões emocionais envolvidas com o estresse. Proteja a sua saúde e cuide-se!