Investir em estratégias para se livrar da bagunça no dia a dia é essencial para não perder o foco, a concentração e tampouco o bem-estar no trabalho. Afinal, trabalhar em um ambiente bagunçado é algo que pode atrapalhar – e muito – o nosso rendimento, concorda?
Por isso, trouxemos um guia com um passo a passo simples, para que você possa colocá-lo em prática a partir de hoje. Acompanhe e comece a dar ordem na sua vida!
Existem diversas estratégias para se livrar da bagunça no dia a dia. Caberá a você selecionar aquelas que mais fazem sentido para a sua rotina, viabilizando o seu desenvolvimento profissional e acadêmico da melhor forma possível. Acompanhe:
O primeiro passo é ter uma visão geral de tudo o que precisa ser organizado. Para isso, é necessário fazer uma lista para cada “setor” da sua vida. Veja o exemplo:
Quando você divide um setor em “pedacinhos menores”, consegue montar um cronograma, no passo seguinte, com mais coesão.
Fez uma lista com tudo o que aparenta estar fora do lugar? Ótimo! Agora é hora de criar um cronograma para que você possa ir organizando setor por setor.
Você pode selecionar a sequência de arrumação de acordo com as suas prioridades. Por exemplo, se você precisa de um ambiente melhor para trabalhar, comece organizando o seu escritório. Em seguida, vá para outros setores menos importantes.
Afinal, ter prioridades é uma das principais estratégias para se livrar da bagunça no dia a dia. Lembre-se sempre disso!
E, ainda, procure criar uma lista de prioridades dentro do próprio setor. Exemplo: Primeiro a mesa, depois o computador, depois as gavetas, etc.
Inevitavelmente, haverá tarefas que não poderão ser concluídas hoje. Nesse caso, é fundamental criar um cronograma com prazos bem estabelecidos, a fim de não permitir que a procrastinação venha a aparecer mais tarde.
Em alguns momentos, ao incluir estratégias para se livrar da bagunça no dia a dia, você perceberá que tem executado uma série de tarefas, sem necessidade. Isso quer dizer que você deverá aprender a delegar essas atividades, a fim de tornar a sua rotina muito mais organizada.
Lembre-se de sempre manter o ambiente de trabalho organizado. Se algo foi tirado do lugar, deve voltar o quanto antes. Assim você evita o acúmulo de bagunça, e consegue manter o ambiente muito mais equilibrado e adequado às suas necessidades diárias.
Organize-se e, acima disso, vigie a sua forma de manter essa organização!