Como acontece com outras condições, os alunos com distúrbios emocionais e comportamentais precisam de um ambiente positivo e estruturado que apoie o crescimento, estimule a autoestima e recompense o comportamento desejável.
Regras e rotinas
regras devem ser estabelecidas no início do ano letivo e devem ser escritas de forma simples e compreensível. A formulação das regras deve ser positiva: “Respeite a si mesmo e aos outros” é uma regra melhor do que “Não machuque ninguém”. Mantenha a simplicidade: 6 regras ou menos.
As consequências da quebra das regras também devem ser estabelecidas no início do ano letivo e aplicadas de forma consistente e firme sempre que as regras forem quebradas. As consequências devem ser consistentes e previsíveis.
Ao administrar as consequências, forneça feedback ao aluno de maneira calma e clara. Dessa forma, o aluno entende porque a consequência é necessária.
Tente evitar tornar-se emocionalmente reativo quando as regras forem quebradas. A reatividade emocional dá ao aluno atenção negativa, o que muitas crianças consideram muito gratificante. Permaneça calmo e desapegado, seja firme, mas gentil. É um equilíbrio difícil de alcançar, mas de importância crucial para resultados positivos.
As rotinas são muito importantes para o gerenciamento da sala de aula. Os alunos com distúrbios emocionais e comportamentais tendem a lutar com transições e mudanças inesperadas. Repassar um cronograma visual das atividades do dia é uma maneira eficaz de começar o dia e ajuda os alunos a se sentirem aterrados.
Técnicas para apoiar o comportamento positivo
alunos com transtornos emocionais e comportamentais geralmente precisam receber instrução em um ambiente de educação especial porque seu comportamento é muito inadequado para uma sala de aula de educação geral.
Veja algumas ideias para orientar e apoiar o crescimento em direção a um comportamento mais positivo e adaptativo.
Gráfico de comportamento em sala de aula
Um gráfico que traça visualmente o nível de comportamento de cada aluno na sala de aula. Os alunos que estão se comportando positivamente progridem para cima no gráfico; aqueles que estão se comportando negativamente caem para baixo.
Isso torna cada aluno responsável e ajuda a monitorar e recompensar o progresso. Isso não funcionará se os alunos difíceis ficarem perpetuamente na parte inferior do gráfico. Concentre-se no que é positivo o máximo possível e mantenha-os motivados.
Sistema de loteria
Semelhante à economia de fichas, os alunos que se comportam de maneira positiva recebem um bilhete com seu nome nele. Esses ingressos são colocados em uma jarra e, uma ou duas vezes por semana, você tira um. O vencedor da loteria é recompensado com um prêmio.
Avaliação positiva por pares
Os alunos são solicitados a observar seus pares e identificar um comportamento positivo. Tanto o aluno que se comporta positivamente quanto o aluno que se identifica são recompensados. Isso é exatamente o oposto de “tagarelice” e promove um senso de trabalho em equipe e apoio social na sala de aula.
E então, o que achou das sugestões?
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