Fazer resumo de livro significa identificar a ideia principal e os fatos mais importantes e, em seguida, escrever uma breve visão geral que inclua apenas essas ideias e detalhes principais.
Resumir é uma habilidade vital para os alunos aprenderem, mas muitos deles acham difícil escolher os fatos importantes sem fornecer muitos detalhes.
Um bom resumo é curto e direto ao ponto. As seguintes estratégias de resumo fácil ajudarão seus alunos a escolher os detalhes corretos do texto e escrever sobre eles de forma clara e concisa.
Método 1
Uma excelente estratégia de resumo para histórias. Cada palavra representa uma questão-chave relacionada aos elementos essenciais da história:
- Alguém : De quem é a história?
- Procura-se : o que o regulamento principal deseja?
- Mas : Identifique um problema que o personagem principal encontrou.
- Então : Como o personagem principal resolve o problema?
- Então : Conte como a história termina.
Aqui está um exemplo dessa estratégia em ação:
- Alguém : Chapeuzinho Vermelho
- Procura-se : ela queria levar biscoitos para a avó doente.
- Mas : Ela encontrou um lobo fingindo ser sua avó.
- Então : Ela fugiu, gritando por socorro.
- Então : Um lenhador a ouviu e a salvou do lobo.
Depois de responder às perguntas, combine as respostas para formar um resumo:
Chapeuzinho Vermelho queria levar biscoitos para sua avó doente, mas ela encontrou um lobo. Ele chegou à casa da avó dela primeiro e fingiu ser a velha. Ele ia comer Chapeuzinho Vermelho, mas ela percebeu o que ele estava fazendo e saiu correndo, gritando por socorro. Um lenhador ouviu os gritos da garota e a salvou do lobo.
Método 2
A estratégia dos baseia-se em seis questões cruciais: quem, o quê, quando, onde, por que e como. Essas perguntas facilitam a identificação do personagem principal, detalhes importantes e ideia principal.
- Sobre quem é a história?
- O que eles fizeram?
- Quando a ação aconteceu?
- Onde a história aconteceu?
- Por que o personagem principal fez o que fez?
- Como o personagem principal fez o que fez?
Experimente essa técnica com uma fábula conhecida como “A tartaruga e a lebre”.
- Quem? A tartaruga
- O quê? Ele correu com uma lebre vangloriosa e venceu.
- Quando? Quando não é especificado nesta história, portanto, não é importante neste caso.
- Onde? Uma velha estrada rural
- Porque? A tartaruga estava cansada de ouvir a lebre se gabar de sua velocidade.
- Como? A tartaruga manteve seu ritmo lento, mas constante.
Em seguida, use as respostas para as cinco perguntas para escrever um resumo em sentenças completas.
Tartaruga se cansou de ouvir a lebre se gabar de quão rápido ele era, então ele a desafiou para uma corrida. Mesmo sendo mais lento do que a lebre, a tartaruga venceu mantendo seu ritmo lento e constante quando a lebre parou para tirar uma soneca.