Estimular a capacidade de raciocínio é o primeiro passo para melhorar o seu rendimento nos estudos. Isso, pois, ao estimular a sua mente a pensar de forma mais lógica, você consegue fazer conexões neurais mais eficientes, trazendo à luz verdadeiras soluções de problemas para os mais diversos questionamentos que podem surgir ao longo do dia e em diversos contextos.
Considerando isso, trouxemos um guia breve com sugestões que tendem a melhorar – e muito! – a sua capacidade de raciocínio. Acompanhe e comece a treinar o seu cérebro a partir de hoje!
Para estimular a capacidade de raciocínio você precisa ter em mente que os hábitos saudáveis são indispensáveis. Sem eles, a sua mente pode adoecer e até mesmo matar neurônios. Por isso é tão importante manter a rotina de exercícios e sono sempre equilibrada!
Mas além disso, outras mudanças no cotidiano também poderão lhe ajudar. Veja como:
Aprender algo novo é imprescindível para que a sua mente se mantenha ativa e o seu raciocínio seja estimulado. Isso porque todas as vezes que aprendemos algo novo a nossa mente busca informações armazenadas na memória de longo prazo, nos ajudando a fazer conexões neurais cada vez mais interessantes.
Para que o seu cérebro funcione adequadamente, o seu corpo também precisa estar ativo. Para isso, caminhadas diárias ou subidas em escadas já podem ajudar você a sair do sedentarismo e assim estimular a sua capacidade de raciocínio.
Apesar de sempre termos o nosso celular em mãos, fazer cálculos mentalmente pode ser uma ótima forma de estimular o seu raciocínio. Para isso, procure resolver problemas, questionamentos e cálculos sem usar uma calculadora ou o famoso Google.
Quanto mais você treinar a sua mente, melhor será a sua capacidade de resolver problemas no futuro.
Os alimentos ricos em ômega 3 são responsáveis por manter o nosso cérebro nutrido e saudável. Isso se deve ao fato de que 60% da composição cerebral é feita de gordura. Por isso, inclua peixes e sementes de chia e linhaça na sua alimentação.
Durma bem. Sim, não há muito segredo nesta dica! Afinal, o ato de dormir bem ajuda a mente a fazer uma varredura nas memórias e também é a forma como o nosso cérebro descansa e restaura as suas energias, ficando pronto para um novo dia estimulante.
Lembra daquele comercial de TV que dizia que ler também é um exercício? Pois ele tinha toda a razão!
A leitura estimula o nosso raciocínio, nossa concentração, memória e imaginação. Quanto mais a gente lê, mais fácil fica interpretar textos, compreender questionamentos e sanar dúvidas.
Os jogos de tabuleiro são ótimos para estimular a capacidade de raciocínio de maneira efetiva. Afinal, é preciso pensar em estratégias para lidar com o que acontece no jogo, sempre visando a melhor solução possível.
A coordenação motora fina também pode lhe ajudar a se concentrar, focar e resolver problemas. Para isso, atividades de corte e costura; escrita manual; pintura e artesanato podem ser bem interessantes para estimular a capacidade de raciocínio. Invista nestas atividades como um hobby e veja os resultados!