Hoje contaremos para você qual é o melhor jeito de escolher laranja doce no mercado.
A laranja é uma das frutas mais consumidas do mundo, e isso se dá devido à enorme variedade de espécies e de sua versatilidade na culinária.
Além disso, ela é uma das melhores opções de frutas para suco natural, pois além de deliciosa, ainda é saudável, hidratante e muito nutritiva.
No entanto, nem todo mundo sabe como escolher as melhores laranjas na hora das compras, e pensando nisso, nós separamos algumas dicas infalíveis para ajudar você na missão de selecionar as frutas mais docinhas e com maior concentração de líquido.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para se surpreender com a facilidade e praticidade de nossas dicas sobre como escolher laranjas no mercado.
Na hora de escolher laranjas no mercado, todas as pessoas do mundo sempre buscam formas de selecionar as mais suculentas e doces, não é verdade?
Mas, você sabia que tem como identificar se a fruta está doce e suculenta somente com alguns testes simples?
Sim! E você vai saber como fazer isso agora, pois separamos 4 dicas infalíveis para você escolher as laranjas mais docinhas e com bastante líquido para consumir, fazer suco ou adicionar em receitas.
Confira:
A primeira dica que temos para passar para você que deseja saber se a laranja está doce antes de comprar é observar a coloração da casca da fruta, pois quanto mais verde ela estiver, maior a concentração de componentes cítricos ela terá, e isso faz com que as laranjas fiquem azedas.
Por isso, você precisa estar atento à coloração da casca, quanto mais amarela e laranja ela tiver, mais chances de estar doce terá.
Além disso, aquelas frutas com a casca amarela e com manchas mais escuras, em um tom amarronzado, também são as mais doces. No entanto, é preciso estar atento e consumir as laranjas com essa tonalidade bem depressa, pois senão, você arriscará perdê-las, visto que podem ficar passadas.
Outra dica super legal para conseguir selecionar as laranjas mais doces no mercado, é verificar o peso.
Quanto mais pesadas, maior será a concentração de líquido, e consequentemente, mais doce ela estará. Visto que o líquido da laranja tem menos substâncias cítricas do que a massa e a casca, e isso faz com que ela esteja mais doce.
Você pode comparar o peso das frutas no próprio mercado, e levar somente as que achar mais pesadas e maduras.
Ademais, tome cuidado para não comprar laranjas murchas, uma vez que isso é sinal de decomposição, e você poderá levar laranjas podres para casa.
A textura da laranja também é outro fator que pode contribuir e muito para a seleção das mais doces, pois quanto mais lisa a casca estiver, menos acidez e teor cítrico ela terá, e com isso, mais saborosa e adocicada a laranja será.
Além disso, também é preciso analisar se ela está seca e enrugada, uma vez que frutas assim não servem para o consumo, nem para incrementar alguma receita.
A quarta e última dica que temos para passar para você é sobre as espécies de laranjas, as quais são muitas, e cada uma delas tem suas próprias características, umas mais doces e outras mais azedas, umas maiores e outras mais pequenas, e assim por diante.
Se você quer escolher as laranjas mais doces para o consumo ou para fazer salada de frutas, então a melhor opção é a laranja lima, pois essa espécie foi geneticamente modificada para ficar adocicada e muito suculenta.
Já se deseja fazer suco ou alguma receita, a espécie ideal é a feijão cru, que não é doce nem azeda, e possui bastante líquido.
Agora que você já sabe qual é o melhor jeito de escolher laranja no mercado. Siga nossas dicas para nunca mais levar frutas azedas para casa!