Estado começa mutirão para nova carteira de identidade (RG); veja passo a passo

Estado inicia mutirão para nova carteira de identidade (RG); veja passo a passo

Nova carteira de identidade já está sendo emitida na maioria dos estados brasileiros. Veja informações sobre mutirão

Você já solicitou a sua nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)? Este novo documento unificado já está sendo emitido em quase todo o território nacional, e chama atenção por reunir todas as principais informações sobre cada cidadão em uma única área.

Nesta segunda-feira (20), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que está trabalhando em um mutirão de solicitações da nova carteira. Este evento, no entanto, é válido apenas no Rio Grande do Sul, estado que passa pela maior tragédia ambiental de sua história neste momento.

Já tinha a CIN

Se você reside no estado do Rio Grande do Sul e perdeu o seu documento em decorrência das enchentes, não há problema. Basta aparecer em um local indicado pelo governo do estado e solicitar uma nova via. Este processo é simples justamente porque o governo já coletou todos os seus dados.

“A rápida reemissão da CIN só está sendo possível porque o novo documento possui dados biométricos e biográficos dos cidadãos com um número único, que é CPF. Com essas informações na base, o trabalho para identificação das pessoas é simplificado”, diz o Ministério da Gestão. 

Estado começa mutirão para nova carteira de identidade (RG); veja passo a passo
Modelo da nova carteira de identidade. Imagem: Reprodução

Não tinha a CIN

Se você reside no estado do Rio Grande do Sul, mas ainda não tinha tirado a sua CIN, também não há problema. Nesta caso, existe uma espécie de trabalho de colaboração para reemisão do RG antigo, neste momento de calamidade pública.

“A partir da nova carteira, a administração pública será capaz de promover cidadania e melhorar a prestação de serviços públicos, bem como estabelecer dados íntegros para os cadastros do governo, reduzir as fraudes e ampliar a segurança dos processos de identificação de cidadãos no Brasil”, diz o Ministério.

Lista de estados

Como dito, a maioria das unidades da federação já estão emitindo a nova carteira de identidade nacional. Curiosamente, o Rio Grande do Sul é o estado que mais tinha registrado solicitações do documento ainda antes da tragédia que fez milhares de gaúchos perderem tudo.

Mais de 1 milhão de pessoas estavam coma nova carteira de identidade nacional nas mãos do Rio Grande do Sul. Este número representa cerca de 10% da população gaúcha.

Além do Rio Grande do Sul, outros 22 estados e o Distrito Federal também já disponibilizam a nova carteira. Veja na lista abaixo:

  • Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Ceará;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rondônia;
  • Santa Catarina;
  • São Paulo;
  • Sergipe;
  • Tocantins.

Sou obrigado a solicitar a nova carteira de identidade?

De acordo com informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o novo RG é sim obrigatório. Isso quer dizer que, de um jeito ou de outro, todos os brasileiros precisarão trocar o seu documento em algum momento para aderir ao novo sistema.

Mas isso não quer dizer que você precisa ir correndo até uma sede do governo do seu estado para solicitar esta troca. Isso porque a antiga carteira ainda não perdeu a validade e poderá seguir sendo usada por mais algum tempo.

O plano geral do governo federal é aplicar uma mudança gradativa, de modo que o documento poderá ser trocado aos poucos. Em regra geral, os brasileiros terão até o próximo dia 28 de fevereiro de 2032 para realizar a troca do RG.

A nova forma de identificação nacional começou a ser emitida ainda no ano de 2021, sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter a grande maioria das mudanças que foram implementadas. São elas:

  • A nova carteira tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone;
  • Tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o MRZ. Desta forma, pode ser utilizada como documento de viagem;
  • Pode ser emitida em papel, policarbonato (plástico) ou digital (pelo aplicativo GOV.BR).
  • É válida em todo o território nacional;
  • Se o cidadão esquecer o documento em papel ou plástico, pode apresentar a versão digital no celular.
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