O “Desenrola” é um dos programas que fez parte da campanha presidencial de Lula. E, para quem está endividado, saber que daqui a pouco tempo ele sairá do papel é uma ótima notícia. De acordo com o presidente da Febraban, Isaac Sidney, o governo, bem como representantes do mercado financeiro, avançou recentemente no escopo do programa. Isso deve ajudar todos os cidadãos brasileiros.
Até agora, o nome do programa é “Desenrola”, e nasceu objetivando a redução do endividamento recorde apresentado nos últimos tempos. Já passam de 80 milhões de cidadãos nessa situação. Como você verá na matéria desta segunda-feira (23) do Notícias Concursos, o endividado tem débitos bancários e não bancários.
Programa Desenrola ajuda envididado brasileiro
Além de aspectos conceituais que são relevantes, há uma discussão sobre questões operacionais um tanto desafiadoras. Elas necessitam ser equacionadas, portanto, a pretensão é oferecer algo transparente, com condições, tal como regras claras para acesso. Assim, o uso dos recursos privados e públicos será otimizado, alcançando um maior número de negativados.
Quem será atendido pelo programa?
No atual desenho, o programa que refinancia dívidas, terá indivíduos que ganham, no máximo, dois salários-mínimos como o público-alvo. Isso quer dizer que aqueles que recebem até R$ 2,6 mil podem se beneficiar.
Um dos diferenciais é que será ofertado um desconto mínimo de cunho obrigatório. Dessa forma, fará com que a renegociação seja mais vantajosa e atrativa para aqueles que estão no sufoco.
Os credores, no entanto, determinarão porcentuais que podem ficar acima dos descontos mínimos, caso queiram. Contudo, ainda não se definiu é o desconto será sobre juros ou o valor integral da dívida, nem quais as condições do pagamento. Mas, as novidades tão esperadas pelo endividado brasileiro provavelmente serão anunciadas brevemente. Espera-se que tal programa comece ainda este ano.