Economia

Essas dicas podem te proteger de golpes no saque FGTS

Hoje separamos essas dicas que podem te proteger de golpes no saque FGTS e evitar diversas dores de cabeça para você.

Com o saque extraordinário liberado pelo governo, já é possível observar a ação de criminosos na tentativa de enganar os beneficiários.

Alguns golpes são mais comuns do que outros. No entanto, todos têm o mesmo intuito: se apropriar indevidamente do dinheiro do trabalhador.

Então, se você quer saber mais sobre isso, não deixe de ler até o final e fique por dentro deste assunto tão importante.

Golpes no saque FGTS, entenda

Há pouco tempo, o Governo Federal anunciou a liberação do saque extraordinário do FGTS. Assim, além de permitir que o trabalhador tenha acesso a essas quantias em outras situações, como no saque aniversário, por exemplo.

Essa medida foi muito bem vinda para os trabalhadores. Visto que permitiu que, pelo menos uma vez por ano, tivessem acesso a mil reais do FGTS. Aliás, algo que foi de muita ajuda, ainda mais nesse período de crise em que nos encontramos desde 2020.

Contudo, essa mesma quantia, que serviu de alívio para muitos, também trouxe tristeza e preocupação para outros.

Isso porque, depois que os cidadãos tomaram conhecimento da liberação do Governo Federal, o saque do FGTS virou alvo de bandidos. Consequentemente, muitos golpes começaram a surgir.

São diversos meios diferentes. Porém, no final, todos visam enganar o trabalhador e se apropriar dos valores do FGTS.

Principais golpes no saque FGTS

Os bandidos não cessam em buscar novos meios a cada dia para enganar o trabalhador.

E por isso, a variedade de tipos de golpes no saque FGTS é imensa. Contudo, é possível observar uma maior ação desses criminosos na internet.

Eles utilizam o chamado phishing, que é como “pescar” as vítimas. Um link é enviado através de mensagem, WhatsApp ou email para a vítima, dizendo que ela ganhou uma certa quantidade de dinheiro em Pix.

Em seguida, ao clicar nesse link, o trabalhador é encaminhado para uma página, onde aparece as instruções para o preenchimento de um formulário, e assim, liberar o suposto dinheiro.

E é com essas informações que os bandidos conseguem invadir a conta do FGTS e sacar o dinheiro.

Mas esta não é a única forma de dar um golpe. Há a situação, em que, por exemplo, o criminoso se passa por funcionário de uma instituição séria e conversa com o cliente.

Durante o assunto, ele afirma que o dinheiro está liberado. Porém com uma condição: é necessário que o trabalhador faça um depósito prévio para garantir a liberação dessa quantia.

Essa prática é ilegal, pois o Banco Central, que regulamenta esse tipo de serviço, proíbe veementemente que bancos ou financeiras cobrem depósitos antecipados para liberação de qualquer valor.

Como se proteger?

Agora que você já conhece alguns dos principais golpes no saque FGTS é hora de ver algumas dicas para se proteger desse tipo de ação.

Os bandidos podem até ser ardilosos e, por isso, sempre buscam novos métodos para aplicar esse tipo de golpe. Todavia, se tomar cuidados você pode ficar imune a qualquer tipo de problema dessa natureza.

Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos

Pode parecer simples, mas com essa medida você pode evitar muitos problemas posteriores.

Então, sempre que receber uma mensagem com um link de um número desconhecido ou de um contato que não está em sua lista, ignore. Aliás, se possível, bloqueie e denuncie o contato.

Dessa forma, além de evitar cair em um golpe, você ajuda outras pessoas a não serem enganadas no futuro.

Procure instituições conhecidas para te auxiliar

Existem diversas instituições e bancos que operam o saque aniversário do FGTS, por exemplo.

Nesse caso, é possível que você adiante o valor como um empréstimo. Dessa forma, as parcelas para pagamento são descontadas anualmente, direto de sua conta do FGTS.

No entanto, esse tipo de transação não exige depósitos antecipados para liberação, e caso seja solicitado, fique esperto.

O ideal nessas situações, é buscar uma instituição conhecida para adquirir a antecipação. A Caixa e o Banco do Brasil, por exemplo, operam essa modalidade, e são fontes confiáveis.

Na dúvida, acesse o site do Banco Central e busque o nome da instituição. Pois, lá é possível encontrar uma lista com os nomes de todas as instituições credenciadas pelo órgão para operar no Brasil.

Com essas dicas, você poderá se proteger de golpes no saque FGTS e ficar bem longe desse tipo de problema.