Enfrentando dificuldades com o bloqueio do seu Bolsa Família? Vamos te ajudar nesse sentido. Contudo, antes de saber como restabelecer esse benefício de forma regular, é fundamental compreender as razões por trás desses bloqueios em algumas inscrições do programa social.
Desde o início do ano, inspeções nas contas do Bolsa Família têm sido conduzidas para identificar inscrições com possíveis irregularidades. Dessa forma, posteriormente, as inscrições são excluídas do programa. Em setembro, por exemplo, milhões de beneficiários tiveram seus valores bloqueados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Restaurar o Bolsa Família bloqueado: como fazer de forma mais fácil?
Desde o início das inspeções, os beneficiários têm se mostrado apreensivos. Aqueles que tiveram seus valores bloqueados buscam ansiosamente retornar ao programa.
Por isso, apresentaremos um guia sobre como realizar o desbloqueio do benefício, embora não haja garantias de que os antigos beneficiários serão readmitidos. Isso porque será necessária uma nova verificação de dados.
O primeiro passo é comparecer pessoalmente a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) levando um documento oficial com foto e um comprovante de residência. Outros documentos são necessários para a visita ao CRAS, como:
- Título de eleitor ou CPF do representante da família beneficiária;
- Documentos de identificação de cada membro da família (preferencialmente CPF);
- Comprovante da matrícula escolar de crianças e adolescentes da família.
Apresentando essa documentação no CRAS, o beneficiário poderá solicitar o desbloqueio. Uma nova verificação será realizada. Caso seja readmitido no programa, será necessário aguardar 45 dias para que os pagamentos do Bolsa Família sejam retomados.
Como consultar seu benefício?
Para verificar se o Bolsa Família foi desbloqueado ou ainda está ativo, existem diversas opções disponíveis para todos os beneficiários, conforme listadas abaixo:
- Central da Caixa Econômica Federal pelo número 111;
- Atendimento ao Cidadão pelo número 0800 726 0207;
- WhatsApp oficial no número 0800 104 0104;
- Acessar o aplicativo do Bolsa Família disponível nas lojas do Android e do iOS.
O pagamento do Bolsa Família referente a outubro terá início em 18 de outubro e será concluído no dia 31.
Quando cai o valor do Bolsa Família
O Caixa Tem, desenvolvido pela Caixa Econômica, desempenha um papel fundamental no âmbito dos programas de transferência de recursos do governo central. No contexto desses programas, o Bolsa Família se destaca como um auxílio social que alcança diversas pessoas em todo o território nacional a cada mês.
Aqueles que já recebem os benefícios e aguardam ansiosamente os próximos depósitos em suas contas por meio do aplicativo da Caixa podem verificar o cronograma a seguir. É importante lembrar que o critério de repasse é o último dígito do NIS. Ademais, para aqueles beneficiários que ainda têm dúvidas, os pagamentos ficam disponíveis por volta das 9h da manhã.
- Se o dígito final do NIS for 1: A data de pagamento é no dia 18 de outubro;
- Caso o dígito final do NIS seja 2: A data de pagamento é no dia 19 de outubro;
- Se o dígito final do NIS for 3: A data de pagamento é no dia 20 de outubro;
- Se o dígito final do NIS for 4: A data de pagamento é no dia 23 de outubro;
- Caso o dígito final do NIS seja 5: A data de pagamento é no dia 24 de outubro;
- Caso o dígito final do NIS seja 6: A data de pagamento é no dia 25 de outubro;
- Se o dígito final do NIS for 7: A data de pagamento é no dia 26 de outubro;
- Se o dígito final do NIS for 8: A data de pagamento é no dia 27 de outubro;
- Caso o dígito final do NIS seja: A data de pagamento é no dia 30 de outubro;
- Caso o dígito final do NIS seja 0: A data de pagamento é no dia 31 de outubro.