A espeleologia é o estudo de cavernas e grutas. Procura entender a formação geológica das cavernas, o ambiente no qual estão inseridas, quais seres vivos habitam o local, assim como características gerais, entre outras especificações.
A espeleologia aplica conhecimentos adquiridos em outras áreas como a geologia, geografia, biologia, ecologia, entre outras.
Esse tipo de ciência poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
O Brasil possui um extenso território e por isso acabou sendo contemplado com diversas cavernas. A saber, cerca de 4 mil já foram catalogadas, contudo, os especialistas e pesquisadores acreditam que deva haver ao menos 80 mil.
O número é bastante expressivo e muito importante, pois as cavernas oferecem diversas informações científicas. Além disso, podem ser exploradas turisticamente e culturalmente.
As cavernas foram habitadas por homens pré-históricos, por isso são fontes importantes de estudos para compreender o período.
Portanto, diversos arqueólogos se aventuram nas cavernas para descobrirem vestígios pré-históricos como pinturas rupestres, por exemplo.
Podemos citar a Caverna de Altamira na Espanha como uma rica fonte de estudos, tendo em vista a variedade de pinturas rupestres encontradas do período Paleolítico, por isso trata-se de uma das mais importantes do mundo.
Como falamos acima o Brasil possui milhares de cavernas, e por isso possui enorme importância, veja as principais delas:
Por fim, a maior caverna do mundo em extensão fica nos Estados Unidos em Mammoth Cave no estado do Kentucky.
Para se ter uma dimensão, ela possui 580 km de extensão, o local foi contemplado com um parque nacional.
Ademais, a maioria das cavernas levaram milhões de anos para se formarem.
E então, gostou de conhecer mais sobre o estudo das cavernas?
Não deixe de ler também – Geografia: Entenda as etapas do ciclo das rochas