73% dos profissionais de marketing apontam IA como principal tendência

Panorama de Marketing, que colheu respostas de mais de 1,6 mil profissionais da área, traz uma análise detalhada do setor nos mais diversos tamanhos de empresa e segmentos

A primeira edição do Panorama de Marketing, feita pela RD Station em parceria com a Totvs, Exact Sales, Lexos e Tallos, destacou a rápida representatividade e popularização da Inteligência Artificial (IA) nas operações de Marketing, eleita como estratégia mais relevante para gerar mais produtividade nos próximos anos (73%). Só o ChatGPT já é usado por 59% dos 1,6 mil profissionais da área entrevistados.

LEIA MAIS: Pesquisa mostra impacto do marketing de afiliados no e-commerce

Ainda sobre tecnologia, quando se trata de canal, WhatsApp é o destaque, pois além da utilização para divulgação de produtos e serviços, tem como maior poder de utilização as ações de vendas: 72% das pessoas respondentes usam no atendimento comercial e no fechamento de vendas e 55% no pós-venda. 

Já na frente de marcas, a imensa maioria (85%) utiliza as redes sociais para criar estratégias mais personalizadas em canais como o TikTok e Instagram. Como estratégia, 45% das empresas priorizam Inbound Marketing, que permite elevar a qualidade dos relacionamentos e aumentar a presença digital das marcas. 

Ainda sobre tecnologia, a pesquisa aponta para oportunidades em estratégias ainda pouco exploradas, como o Conversacional, que facilita a automatização do atendimento e ainda pode usar tecnologias, como a Inteligência Artificial, para que esse contato com o cliente seja mais humano e customizado. 

Desafio de vendas 

Quando questionados sobre os desafios do setor em 2023, gerar demanda para vendas ainda é o maior (34%). Os dados mostram ainda que 51% dos profissionais de marketing são responsáveis também por metas de Vendas e que, em 2022, 75% das empresas não bateram suas metas de marketing. 

O que é marketing local- Reprodução Canva
O que é marketing local- Reprodução Canva

A pesquisa Panorama de Vendas, também da RD Station, já apontava que as metas de vendas são os principais desafios das empresas, visto que 71% delas não bateram suas metas no mesmo período. Ao ouvir os entrevistados na pesquisa Panorama de Marketing, a companhia aponta que há um desalinhamento e que não há processos bem definidos com times comerciais, em que apenas 18% dos respondentes dizem que há uma integração satisfatória entre os times de Marketing e Vendas. 

A defesa é de que haja uma aproximação dessas duas áreas estratégicas, que devem ser conectadas e complementares, sendo vital para o crescimento dos negócios. 

Mesmo diante do cenário desafiador, os times de Marketing estão muito focados em melhorar as vendas: 76% dos respondentes estão com expectativa em atingir crescimento em 2023 e 41% das empresas almejam ultrapassar esse patamar com o mesmo investimento feito no último ano.   

Falta de dados e informações

Outros pontos essenciais para a operação, os dados ainda não são majoritariamente explorados no setor: cerca de 44% dos respondentes afirmaram não ter rotinas e processos definidos na documentação de informações, enquanto 56% possuem rotina e processos definidos, mas com mais da metade sem formalizar os dados. 

De acordo com os resultados, a maior parte dos profissionais de Marketing têm dificuldade de gerar relatórios ou fazer análises porque a atividade ainda é muito manual (56%), de priorizar a análise de dados na rotina (53%) e de coletar os dados que estão em muitas ferramentas ou locais diferentes (52%). 

Entre os segmentos, há maior destaque negativo para consultorias e treinamentos e Engenharia e Indústria Geral, em que mais da metade (63%) têm dificuldade de priorizar a análise de rotina, seguidos pelo Varejo (60%). No total da pesquisa, apenas 27% dizem não ter nenhum problema em comprovar o sucesso das ações. 

A pesquisa foi uma iniciativa da RD Station, fornecedora de soluções de tecnologia para Marketing Digital e Vendas no Brasil, em parceria com Totvs, Exact Sales, Lexos e Tallos. Ela explora o cenário atual do Marketing no Brasil para diferentes tipos de empresas e setores. No total, foram colhidas mais 1,6 mil respostas de profissionais experientes na área, de todas as regiões do País, servindo como um guia de ideias para o aprimoramento das práticas de Marketing.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.