Para quem está dando os primeiros passos rumo ao Ensino Superior, sabe o quanto escolher uma faculdade não é a coisa mais simples de se fazer. Existem alguns pontos que devem ser avaliados com muita atenção, a fim de garantir que os resultados sejam os melhores possíveis.
E para lhe ajudar nessa decisão importante, desenvolvemos este conteúdo com uma série de dicas. Acompanhe e saiba mais.
Como escolher uma faculdade?
São diversos os pontos que podem ser levados em consideração na hora de escolher uma faculdade. Listamos alguns dos principais para você ter um ponto de partida na sua análise. Boa sorte!
1. Liste os cursos que você deseja fazer
O primeiro passo, obviamente, é selecionar os cursos que despertam o seu interesse. Pode ser um, dois, três… Você é quem decide quantos cursos chamam a sua atenção.
2. Liste as instituições próximas a você
Depois de listar os cursos que você deseja fazer, criando uma ordem prioritária para a sua lista, comece a listar as instituições próximas que oferecem essas opções.
3. Verifique o site de cada instituição
Verifique o site de cada instituição que você colocou em sua lista. Como é este site? Ele contém informações relevantes? Ele parece profissional? Ou é mais um site abandonado na internet? Analisar esses pontos pode lhe ajudar a entender um pouco mais sobre o profissionalismo da instituição.
4. Analise as reclamações dos ex-alunos e alunos
Sabe o site Reclame Aqui? Pois bem, ele pode lhe ajudar a escolher uma faculdade. Isso porque você pode verificar quais são as reclamações dos alunos, qual a taxa de resposta da instituição e a maneira como ela responde aos alunos e ex-alunos. Assim você já terá um visão de como será quando você precisar resolver algum problema específico.
5. Pesquise a nota da instituição
A nota da instituição também pode dizer muito sobre ela. Isso significa que a nota que o MEC dá à faculdade é importante na hora de tomar a sua decisão. Se a nota for alta, significa que, aos olhos dos avaliadores do MEC, a instituição batalha para oferecer todo um suporte aos seus alunos.
6. Verifique a grade curricular do curso de cada instituição
Selecionou as instituições com as melhores notas e que se destacaram nos critérios anteriores? Então talvez seja o momento de avaliar a grade curricular das “finalistas”. Veja quais são os conteúdos transmitidos, quantas horas aula cada matéria possui, como funciona o material didático, e assim por diante. Verifique quais têm mais pontos positivos e selecione-as para os próximos critérios.
7. Converse com o atendimento
Antes de escolher uma faculdade, converse com o atendimento. Tire todas as suas dúvidas e aproveite para avaliar a forma como os atendentes se comunicam com você. Isso pode dar pistas de como os alunos são tratados.
8. Analise o currículo dos professores
O currículo dos professores também é muito importante. Avalie-o e veja qual é o grau de escolarização de cada profissional presente na instituição.
9. Coloque na balança o custo-benefício
Por fim, para escolher uma faculdade você deve pensar no custo-benefício. Isto é, depois de considerar todos os critérios acima, veja qual instituição finalista oferece um custo-benefício melhor. Não foque apenas no mais barato: foque no que é valioso para a sua carreira.
Esperamos que essas dicas possam ter lhe ajudado.