Escola do Sertão de Pernambuco vence prêmio Gestão Escolar 2020 - Notícias Concursos

Escola do Sertão de Pernambuco vence prêmio Gestão Escolar 2020

Escola pública do município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, venceu o título de Referência Nacional em Gestão Escolar em 2020. Desse modo, a unidade de ensino vencedora é a Escola Estadual Professora Maria de Menezes Guimarães. A escola da rede pública recebeu o título por suas ações para manutenção do ensino/aprendizagem durante a pandemia da covid-19.

O Prêmio Gestão Escolar é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI). A edição de 2020 contou com mais de 8 mil escolas inscritas.

Desse modo, a escola do Sertão de PE se destacou entre unidades de ensino de todo o Brasil. Por conta da covid-19, que causou a suspensão das aulas presenciais em todo o país, a escola precisou se reinventar e mudar a dinâmica. Assim, a unidade de ensino se organizou rapidamente no sentido de ofertar aulas remotamente, por meio de ferramentas virtuais. Desse modo, as aulas virtuais passaram a ocorrer imediatamente, desde que as aulas presenciais foram suspensas, no dia 18 de março de 2020, por conta da crise sanitária da covid-19.

Ações para manter o ensino mesmo durante a pandemia

Nesse sentido, algumas das ações da escola foi a criação de um projeto que contava com lives no Instagram. Por meio das lives, professores da escola e docente convidados foram chamados a dar aulas sobre todas as disciplinas.

Além disso, a escola do Sertão de PE planejou o projeto “Te vejo em casa”. Esse projeto consiste na entrega de atividades quinzenais para os alunos em suas casas. A equipe de gestão da unidade imprimiu as atividades e as enviou para estudantes que não tinham nenhum acesso à internet. Tanto alunos da zona rural, quanto alunos da zona urbana receberam as atividades em casa. A entrega foi feita por integrantes da escola, com recursos próprios.

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