O app Caixa Tem é usado amplamente por milhões de cidadãos que desejam acessar os benefícios oferecidos pelo governo, por exemplo, Bolsa Família, auxílio-gás, entre outros. Mas, muitos usuários veem se deparado com algo inusitado: o código erro 403 Caixa Tem.
Ao tentar utilizar o aplicativo, o erro impede que o indivíduo tenha acesso ao Caixa Tem. Como é uma mensagem “desconhecida”, acaba deixando os brasileiros preocupados em ser uma questão irreversível ao ponto de não mais receberem os benefícios sociais.
Benefícios sociais que são creditados no Caixa Tem
- Bolsa Família;
- Auxílios Emergenciais;
- Auxílio-Gás;
- Benefícios do INSS, como BPC;
- Saques do FGTS, em algumas situações;
- Abonos salariais;
- Demais auxílios implementados pelo governo para ajuda aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social.
Erro 403 Caixa Tem: o que é?
O erro 403 Caixa Tem Forbidden nada mais é do que um código do status HTTP, indicando que o servidor já entendeu a solicitação que foi feita, no entanto, se recusa a dar a autorização. Isso comumente acontece quando o acesso ao recurso que foi solicitado fica proibido por certo motivo em específico.
Dentro do contexto que está preocupando os brasileiros, o erro 403 Caixa Tem indica que o app está fora do ar temporariamente ou mesmo que seu acesso está com bloqueio. O erro 403 Caixa Tem pode acontecer por diversos motivos. Entre os mais comuns estão:
- Instabilidade dentro do sistema – Vários acessos simultâneos geralmente sobrecarregam os servidores Caixa, o que causa o erro 403;
- Versão desatualizada do app – Usar a versão antiga deste app pode causar alguns problemas em relação à compatibilidade, impedir seu acesso;
- Falha na conexão – Problemas relacionados à conexão com a internet, sejam os dados móveis ou o Wi-Fi, tendem a resultar no erro;
- Permissões inadequadas – O app pode precisar de determinadas permissões do aparelho que não estão concedidas, o que bloqueia o acesso.
Como resolver o problema do erro 403?
Para resolver a questão do erro 403 Caixa Tem, verifique primeiro sua conexão com a internet. Portanto, certifique-se da estabilidade da conexão, testando outros sites e aplicativos.
Caso seja possível, alterne dos dados móveis e o Wi-Fi para verificar se o problema vai persistir. Em seguida, atualize o app para uma versão que seja mais recente e que esteja disponível nas lojas oficiais, ou seja, Apple App Store e Google Play Store. Assim, manter o app atualizado sempre ajuda que problemas com a compatibilidade sejam evitados.
Limpe os cachês do dispositivo
Mais uma possível solução é fazer a limpeza do cache e dos dados do app. No Android, basta clicar em “Configurações”. Em seguida, selecionar “Aplicativos”, encontrando o Caixa Tem. Agora, vá no ícone “Armazenamento”, tocando em “Limpar cache”, depois “Limpar dados”.
Se for o iPhone, basta ir em “Ajustes”, selecionando “Geral”. Posteriormente, vá no ícone “Armazenamento do iPhone”, encontrando o Caixa Tem. Desinstale-o e reinstale-o através do App Store.
Verifique todas as permissões
Veja também se as permissões que são necessárias estão todas ativadas. No sistema Android, deve-se ir em “Configurações”. Em seguida, clique em “Aplicativos”, selecionando o Caixa Tem. Assim, ative as permissões necessárias em “Permissões”.
Se tiver um iPhone, deve seguir até “Ajustes”, selecionando “Privacidade”. Em seguida, vá em “Serviços de Localização”, depois “Fotos”, ativando as permissões necessárias para o Caixa Tem.
Forçar a parada do aplicativo Caixa Tem
Finalmente, forçar a parada do app, tentando reabri-lo. Se for no Android, siga para “Configurações”, selecionando “Aplicativos”. Em seguida, encontre o app Caixa Tem, tocando no ícone “Forçar parada”.
Então, no iPhone, é só deslizar a barra da multitarefa no sentido acima, encontrando o Caixa Tem. Assim, deslize também para cima a fim de fechá-lo antes de abrir outra vez.