O que fazer com uma equipe improdutiva? Como resolver esse tipo de problema? Quais são as ações que devem ser postas em prática?
Se você tem essas dúvidas, saiba que não está sozinho! Existem muitos gestores que vivem esse sufoco cotidianamente.
Porém, você tem um diferencial: está atrás de soluções. E isso é incrível!
Portanto, convidamos você para acompanhar este conteúdo até o fim e, quem sabe, encontrar aquela resposta valiosa que você almeja (esperamos que sim). Vamos lá!
Acima de tudo, entenda que uma equipe improdutiva está mostrando um sintoma de que algo não vai bem. E isso quer dizer que as causas podem ser bem variáveis e singulares, de acordo com o perfil de cada time.
Sendo assim, não espere uma solução mágica para o problema. O melhor caminho sempre será conhecer bem o grupo de colaboradores para, dessa forma, lidar com essa situação de um modo mais interessante.
Esclarecido isso, vamos agora às dicas de hoje:
Comece fazendo uma análise profunda das causas aparentes que a equipe improdutiva está apresentando. Veja algumas possíveis causas e avalie estes contextos:
Viu só como podem ser muitas as causas? Esteja atento para compreender o que se passa com o seu time e, assim, encontrar soluções que se encaixam no problema.
Analise se a situação está enlaçando todos os colaboradores, ou a equipe improdutiva, na verdade, é apenas um ou mais de um colaborador improdutivo. Compreender essa diferença é fundamental para remanejar os papéis dentro do time, além de colocar em prática o passo seguinte.
Os feedbacks servirão de aliados na hora de lidar com uma equipe improdutiva. Você deve dar bons feedbacks tanto individualmente, quanto em conjunto. Seja claro, objetivo e empático nas suas considerações, pois assim você criará um time muito mais consciente.
Sempre que você solicitar algum tipo de demanda, serviço ou tarefa do seu time de colaboradores, saiba fazer isso da melhor forma.
Seja claro no que você precisa, evite ambiguidades e sempre se certifique de que todos os colaboradores compreenderam a sua solicitação. Às vezes, a falta de produtividade está mais relacionada à gestão ruim do que aos colaboradores em si.
Entenda o perfil de cada colaborador. Conhecê-los a fundo vai lhe ajudar a remanejar as tarefas da melhor forma possível, uma vez que você poderá delegar as atividades de acordo com os pontos fortes de cada um.
E isso, mais tarde, promove muito mais harmonia e resultados positivos no ambiente de trabalho. Faça o teste e confira os resultados.