É muito importante que você construa seu currículo de forma direcionada e dinâmica. Por isso, quanto mais objetivo for o seu currículo, melhores serão os resultados. Já que através desse equilíbrio é possível que você seja convidado para uma entrevista de emprego.
No entanto, é relevante não colocar as informações de maneira excessiva, bem como, também não deve colocar informações minimizadas, de maneira que não ressaltem suas competências e habilidades. Sendo assim, o equilíbrio é um fator primordial nessa construção.
Primeiramente, é importante que você insira os seus dados pessoais de forma direcionada e atualizada. Por exemplo, você deve colocar seus contatos atualizados, bem como, deve se certificar de que o seu endereço de e-mail não contenha palavras pejorativas ou diminutivas. Além disso, é importante que você não coloque informações excessivas, como número de documentos ou dados de filiação, por exemplo.
O objetivo precede a descrição da sua experiência profissional. Geralmente, o objetivo deve ser colocado de forma simples e clara. Por exemplo: analista de marketing digital, assistente de vendas, gerente comercial etc.
Sendo assim, o objetivo é composto do cargo e da área, exceto alguns casos muito específicos em que a pessoa possui vários cargos na mesma área e está aberta para negociação. Geralmente, esse tipo de elaboração de currículo deve ser acompanhado de uma consultoria para que seja assertivo.
A sua carreira acadêmica é muito importante, por isso, você deve sempre colocar os pontos atuais. No entanto, as informações excessivas, no que diz respeito aos estudos, são dados desnecessários. Por exemplo, não insira os dados do ensino médio, se já possui uma graduação.
Além disso, caso você seja um estudante, deve colocar a previsão de término do seu curso e a modalidade de ensino.
Certamente, esses pontos fazem bastante diferença na análise do seu currículo. Já que as informações excessivas no seu currículo prejudicam a sua avaliação.
É importante manter os seus dados atualizados nas plataformas online, como o LinkedIn. Pois, no mercado atual, é cada vez mais comum as empresas buscarem por candidatos na internet, independentemente do nível hierárquico da vaga em questão.
Além disso, mesmo para quem já se colocou no mercado de trabalho, podem ocorrer novas propostas para alavancar a sua carreira através dos canais online.