Recentemente, o governo da Paraíba vem se organizando para um concurso para a EPC. Isto é, a Empresa Paraibana de Comunicação.
Assim, o objetivo é de selecionar candidatos para preencher vagas do órgão. Por esse motivo, os preparativos já se iniciaram.
Na quarta-feira, dia 25 de maio, o estado publicou uma portaria com os nomes da comissão organizadora do certame. Tratam-se, então, dos servidores que ficarão responsáveis por contratar uma banca examinadora, por exemplo.
Veja também: ApexBrasil abre concurso para diferentes cargos
Confira, portanto, o que já se sabe sobre esta seleção para a EPC.
De acordo com o documento que o governo estadual publicou, a comissão para concurso da EPC consistirá nos seguintes servidores:
Desse modo, estes deverão atuar a fim de organizar a seleção.
De acordo com a portaria do estado de Paraíba, a comissão para o concurso da EPC deverá:
Dessa maneira, é importante que a seleção e contratação de banca examinadora ocorra em breve. Isto é, trata-se daquela que irá elaborar e aplicar as etapas seletivas do processo.
Assim, com o contrato, será possível redigir o edital, com as regras de todo o concurso público, e publicá-lo, abrindo o período de inscrições.
No entanto, ainda não é possível saber detalhes como, por exemplo, a quantidade de vagas que a EPC ofertará, nem para quais serão os cargos. Portanto, aqueles cidadãos que têm interesse em participar da medida devem se atentar para a liberação do edital, que ocorrerá em breve.
Indo adiante, aqueles que desejam trabalhar na EPC devem saber como esta funciona.
Nesse sentido, é importante lembrar que a Empresa Paraibana de Comunicação S.A. foi instituída através da Medida Provisória Nº 276 de 02 de janeiro de 2019. Desse modo, alterou a denominação da Empresa Rádio Tabajara da Paraíba S.A. para Empresa Paraibana de Comunicação S.A.
Ademais, esta absorveu A UNIÃO, Superintendência de Imprensa e Editora.
Então, a Medida Provisória Nº 276/2019 se converteu na Lei Estadual Nº 11.306 em 04 de abril de 2019.
A EPC contribui com o sistema público de comunicação, ao fortalecer os veículos:
Nesse sentido, a finalidade da gestão foi de integrar os sistemas privado, público e estatal. Assim, seria possível promover o acesso à informação, visto que se constituiria uma variedade de fontes de produção e distribuição destes dados.
Junto do certame para a EPC, o estado da Paraíba contará com outros concursos públicos. Desse modo, aquele cidadão que busca ser servidor público no estado poderá contar com algumas oportunidades.
Veja também: Educação SEE PE abre edital com 2.907 vagas para professores
Nesse sentido, a gestão também estuda a elaboração de processo seletivo para:
Entenda como está o andamento de cada caso, abaixo.
Primeiramente, para a PM PB, já há um estudo para conferir qual será o número de vagas e quais serão os cargos do concurso público. Isto é, de acordo com declaração do próprio governador João Azevêdo.
“Estamos estudando e fazendo o levantamento para saber se é possível fazer, dentro das condições do Estado, mais um concurso para a Polícia Militar”, explicou, no início de maio.
Além disso, em abril, também houve outra declaração que indicava o concurso para 2022. Desta vez, a fala foi do comandante-geral da PM PB, tenente-coronel Sérgio Fonseca.
“O anúncio do concurso, o edital, isso sim é possível. Tenho certeza que esse ano o governador anuncia o concurso público para a Polícia Militar”, declarou.
Também a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia vem realizando estudos para novo concurso. Nesse sentido, o governador da Paraíba também comentou sobre o assunto.
“Fizemos um concurso público de mil professores e mais mil ainda dentro do mesmo concurso. Estamos fazendo estudo de um próximo concurso para definir que áreas em que vamos trabalhar”, explicou.
Veja também: Governador da Paraíba confirma estudos para novo edital na Educação
Assim, este certame entrou em estado de avaliação pelo governo no início deste ano. Desse modo, o secretário de Educação, Cláudio Furtado, comentou sobre o quais poderiam ser as vagas da seleção.
“A gente sabe que, hoje, profissionais como psicólogos e assistentes sociais são profissionais da Educação. Há um bom tempo, esses profissionais não podiam ser contratados pela Educação e são extremamente necessários para rede de ensino”, disse.
Além disso, na última terça-feira, dia 31 de maio, o governo estadual publicou uma série de editais e programas nas áreas da Educação, Ciência e Tecnologia. Assim, estas ações somam um investimento de cerca de R$ 115,6 milhões.
Dentre estas, então, se inclui a convocação de 346 professores do concurso público do Magistério da Paraíba. Ademais, deste total, 23 são de vagas remanescentes da última chamada, de janeiro deste ano.
O governador, portanto, se pronunciou em prol do investimento na educação.
“A educação é o instrumento de desenvolvimento e que torna possível a construção de um estado mais justo e com mais oportunidades. Por isso, valorizamos as produções nas nossas escolas e na UEPB para que importantes descobertas cheguem à sociedade. Além de investir na construção de 103 ginásios em escolas estaduais, na ampliação das escolas cidadãs e técnicas, na reforma de mais de 150 escolas, de firmamos convênios para construção e reforma de escolas municipais e construção de mais 60 ginásios municipais, os editais lançados hoje são demonstrações de que além da estrutura, investimos no conteúdo pedagógico, na formação de professores para que o nosso ensino continue sendo reconhecido nacionalmente, com a oferta de uma educação cada vez mais qualificada”, declarou o governador.