Uma entrevista de emprego pode ser uma oportunidade de alcançar seus objetivos profissionais. No entanto, é uma situação que requer um direcionamento por parte do candidato.
Através do direcionamento pessoal, é possível que o candidato demonstre a sua capacidade para ocupar a vaga em questão de forma orgânica. Para isso é de extrema relevância que o candidato se comporte estrategicamente, direcionando o fluxo da entrevista de emprego de maneira orgânica, demonstrando assertividade em sua postura e narrativa.
Na posição de candidato, é fundamental que conceitue a sua postura como uma composição de gestos, falas e direcionamento do seu comportamento. Visto que muitos fatores compõem uma postura assertiva e direcionada. Sendo assim, é importante que:
Conforme visto, são muitos os fatores que compõem a postura de um candidato durante a entrevista de emprego, ao passo que muitos desses fatores são intangíveis, sendo assim, é importante trabalhar a sua percepção.
É importante que o candidato conheça os pontos fortes de sua trajetória para que possa levar para entrevista de emprego resultados de projetos, reuniões, implementações, sugestões e melhorias feitas por você em seus empregos anteriores, ainda que sejam resultados de ações indiretas. Além disso, é importante também que conheça seus pontos de melhoria, chamado de ponto fraco durante o processo seletivo.
Além disso, é importante conhecer a cultura, já que esse fator poderá te preparar de diversas formas. Por exemplo, se a sua entrevista de emprego ocorrer em uma cultura Startup, você poderá se direcionar de uma maneira mais informal.
Entretanto, uma empresa de cultura tradicionalista geralmente requer um comportamento formal. Por isso, esse é um fator relevante e pode ser muito importante para que você saiba como deve se comportar durante a entrevista de emprego, juntamente com os demais pontos citados.