O que se deve falar em uma entrevista de emprego é uma questão bastante válida quando se busca uma recolocação no mercado de trabalho atual.
Por isso, confira alguns apontamentos relevantes sobre o que falar durante a entrevista de emprego e também sobre o que não deve ser dito.
Não é viável que o candidato seja monossilábico durante a entrevista de emprego, no entanto, falar demais também pode ser extremamente prejudicial. Por isso o candidato precisa focar no questionamento para respondê-lo de maneira objetiva.
Falar sobre sua qualificação profissional é relevante. Portanto, fale sobre o seu grau acadêmico e cursos extracurriculares. Entretanto, esse é um ponto de atenção, por isso, relacione cursos compatíveis com a vaga à qual está se candidatando.
O candidato deve demonstrar interesse pela vaga e também pela empresa. Por isso, é viável ressaltar o seu desejo de crescer profissionalmente e informar o que espera da organização. O alinhamento de expectativas é válido e deve ser feito durante a entrevista de emprego.
Considere conhecer a história da empresa para direcionar os valores e responder a essa questão de maneira assertiva. Dessa maneira, poderá informar para o entrevistador os motivos pelos quais se identifica com a vaga e com a organização.
Essa pergunta é ampla e pode ser tão simples que se torna um ponto de nervosismo. No entanto, falar de situações simples também pode ser uma forma de destacar suas habilidades e competências.
Se a vaga em questão precisa de criatividade, é importante falar sobre algo relacionado. Sendo assim, informe que gosta de desenhar e fotografar nas suas horas vagas, por exemplo.
No entanto, além do candidato saber o que deve dizer, é importante que saiba o que não deve ser dito.
Pois, por conta da ansiedade inerente ao processo de seleção, é possível que o candidato seja descartado por um deslize na sua fala ou na sua postura. Para evitar esse tipo de situação, é importante que se prepare.
Mesmo que a empresa tenha uma cultura aberta e informal, não utilize gírias e palavrões.
A informalidade pode ser uma técnica para deixar o candidato à vontade e observar como pode ser o seu comportamento em um ambiente profissional.
Não é proibido que o candidato pergunte sobre o salário, inclusive, essa é uma pergunta bem interessante e relevante para a continuidade do processo seletivo.
Entretanto, é importante falar sobre esse assunto considerando suas próprias qualidades e habilidades profissionais.
Falar sobre o dinheiro como algo à parte de todo esse processo, pode soar como desinteresse no cargo oferecido e nas atividades. Introduza o questionamento sobre o salário em um momento específico da entrevista de emprego.
Assim sendo, poderá demonstrar interesse pela empresa e reforçar suas qualificações. Além disso, alinhe sua pretensão com seus empregos anteriores, já que a pretensão salarial deve ser relacionada ao seu histórico no mercado.
Não menos importante, não minta durante a entrevista de emprego. Parece óbvio, mas muitos candidatos omitem informações ou elevam outras.
No entanto, esse é um grande erro e, talvez, o único erro que o candidato cometa no processo seletivo que o deixe fora de um processo que seja promissor para sua carreira.
Portanto, seja sincero ao falar sobre sua formação e experiência. Caso tenha curso superior trancado, por exemplo, informe o motivo para entrevistador.
Não aumente a sua formação ou seu conhecimento. Geralmente, quando um conhecimento é solicitado por uma empresa como excepcional ou imprescindível, ele será utilizado.
Portanto, esse erro pode ser constrangedor, além de contraproducente. Por exemplo, se uma vaga de emprego requer em inglês fluente e você possui inglês intermediário, seja sincero quanto ao seu conhecimento. Esse é um fator de extrema valia para o direcionamento de sua carreira.
Além disso, é válido ressaltar que não se deve falar de forma negativa sobre seu emprego anterior, visto que é necessário focar na experiência de maneira positiva.