A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma apresentação importante de sua trajetória profissional. Haja vista que através do seu posicionamento – na condição de candidato – é possível que você alcance o seu objetivo de carreira em longo prazo.
O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com o nervosismo do candidato durante a entrevista de emprego. No entanto, quando o nervosismo domina o seu comportamento, a avaliação se torna superficial e pode ser prejudicial para o futuro profissional do candidato.
Sendo assim, enquanto candidato, você deve ter atenção plena ao seu comportamento e direcionar a sua fala de modo resolutivo e participativo. É importante que evite cruzar braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; não deixe objetos no seu colo; tente chegar um pouco mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego.
Além disso, mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção e tenha assertividade para responder às questões do processo de forma natural.
A sua narrativa deve ser composta de fatos concretos de sua trajetória profissional de modo organizado e abrangente. Sendo assim, deve levar para a entrevista de emprego situações que reforcem suas capacidades e competências sociocomportamentais.
Fale sobre suas atividades anteriores; gestão de pessoas; bem como, destaque sua facilidade para lidar com pressão e metas; projetos implantados; resultados; produtividade; condução de reuniões brainstorming; elaboração e ministração de treinamentos; facilidade para construir um relacionamento entre a empresa e o cliente; senso de urgência; dentre outros aspectos que estejam relacionados ao seu perfil profissional.
O direcionamento dos seus defeitos também deve ser considerado para que você obtenha sucesso durante a entrevista de emprego. Sendo assim, apresente soluções para situações negativas, de modo que você reconheça pontos que requerem melhorias.
Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa tímida, porém deve reforçar o seu posicionamento, informando que deseja realizar um curso voltado para a sua comunicação e oratória.
Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade e autoconhecimento profissional; o que é muito importante para o candidato no mercado atual, já que a inconstância do mercado requer profissionais cada vez mais resilientes e dinâmicos.
Portanto, é importante que faça da entrevista de emprego uma apresentação relevante, sucinta e objetiva.