A entrevista de emprego precisa ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade objetiva para o seu direcionamento dentro do mercado de trabalho atual.
Para que o candidato se coloque positivamente no mercado, ele precisa destacar seus pontos fortes e direcionar seus pontos fracos de forma orgânica. Por isso, a preparação do candidato é multifatorial.
Visto que é necessário que o candidato adote uma postura participativa e direcione o seu comportamento. Sendo assim, fale de maneira calma e tranquila, trabalhe a sua respiração e evite gesticular excessivamente.
Além disso, é cabível ao candidato conhecer de forma analítica o seu próprio currículo para destacar os principais pontos da sua carreira de forma assertiva. Sendo assim, é possível levar para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
Assim sendo, é viável que destaque a sua capacidade de realizar a gestão de pessoas; direcionar projetos; implementar sistemas; elaborar treinamentos; construir o relacionamento da empresa com o cliente; negociar prazos; gerir eventos; controlar fluxos; conduzir reuniões; dentre outros pontos relevantes para o direcionamento do seu processo dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, é importante que o candidato seja resolutivo. Por exemplo, é possível informar que precisa melhorar o seu conhecimento sobre algum sistema importante na sua área de atuação, contudo, é viável destacar que já está realizando cotações.
Ao se colocar como uma pessoa tímida, é importante pontuar que pretende realizar um curso de teatro. Sendo assim, são pontos relevantes para o direcionamento assertivo de suas qualidades e de seus defeitos.
Além disso, é importante que o candidato utilize o espaço cedido para realizar perguntas pertinentes à empresa e à vaga em questão, considerando as atividades exercidas; os benefícios; a possibilidade de crescimento de carreira; a flexibilização de horários; dentre outros aspectos relevantes para o direcionamento do seu perfil dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
Certamente, os pontos citados são passíveis de adaptação, entretanto, são muito importantes para que o candidato evite uma postura autossabotadora ao se colocar negativamente no processo seletivo.
Dessa forma, poderá destacar o seu perfil com base na construção assertiva do seu currículo, o que pode ser um diferencial dentro do mercado atual, que busca por profissionais resilientes e capacitados.