Uma entrevista de emprego é uma oportunidade dentro do mercado para muitos profissionais, independentemente se o profissional busca por uma recolocação profissional, deseja mudar sua área de atuação, ou se gosta de atuar na sua área, porém deseja mudar de emprego.
Entretanto, muitos profissionais com excelente capacidade de trabalho e alto grau de comprometimento, ficam aquém de todo esse potencial do durante a entrevista de emprego, devido a fatores inerentes a uma avaliação, como a elevação da ansiedade, por exemplo.
É importante que o candidato entenda que o profissional de recrutamento e seleção está preparado para lidar com o nervosismo durante o processo seletivo. Porém, quando o candidato se deixa dominar por esse nervosismo, ele fica aquém do seu potencial; o que acaba fazendo com que ele não se mostre positivamente, de modo que não seja devidamente avaliado.
Por isso, o candidato precisa ter uma postura assertiva e positiva para que consiga falar sobre a sua carreira de maneira natural, bem como, para que demonstre autoconhecimento profissional.
Sendo assim, fatores pertinentes a sua postura corporal são de grande valia para essa avaliação. Por isso, evite falar alto; evite gesticular excessivamente; treine a sua respiração; não deixe seus braços cruzados. Se for possível, não deixe objetos em seu colo e chegue ao local da entrevista de emprego com antecedência.
Além disso, a maneira como você constrói sua narrativa também faz parte desse processo de análise do profissional de recrutamento e seleção. Por isso, fale pausadamente e foque em pontos pertinentes e resolutivos de sua carreira, de modo que você leve situações concretas para a entrevista de emprego, bem como, fale sobre seus pontos de melhoria.
Entretanto, é importante que ao falar sobre seus pontos fracos, você leve uma solução. Por exemplo, você pode falar que se vê como uma pessoa tímida. Porém, reconhece que tem que melhorar a sua comunicação, realizando um curso de teatro.
Dessa forma, você estará demonstrando que é uma pessoa resoluta e focada. Por isso, ao evitar falar sobre você, ou ao deixar o nervosismo dominar a sua fala, você corrobora um comportamento autossabotador que pode mudar o direcionamento da sua carreira; fazendo com que você não alcance o sucesso pertinente ao seu grau de potencial e comprometimento.