Para obter sucesso na entrevista de emprego é importante direcionar o seu perfil de maneira objetiva. Sendo assim, considere o direcionamento de sua trajetória como um ponto relevante dentro da dinâmica do mercado atual.
O profissional de recrutamento e seleção precisa conhecer o candidato de forma ampla. Sendo assim, é relevante analisar a sua própria trajetória e exemplificar situações que destaquem os principais pontos de sua carreira.
Levar situações que reforcem o seu potencial é primordial dentro da necessidade do mercado, que busca por profissionais resilientes e capacitados. Portanto, fale sobre situações e características de maneira orgânica.
Destaque a sua facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; relacionamento com o cliente; elaboração de treinamentos; controles internos; controle de agendas; análise de risco; gestão de eventos; condução de campanhas de marketing digital; dentre outros pontos que sejam pertinentes a sua área de atuação.
Além disso, o candidato deve corroborar a sua narrativa, adotando uma postura participativa. Por isso, é relevante que não cruze braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; evite gesticular excessivamente.
Controle o tom de sua voz; fale de maneira calma e tranquila; não se atrase; trabalhe a sua respiração; tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo, ao se lembrar de algum fato que não foi respondido adequadamente; dentre outros pontos.
Além disso, ao destacar uma situação que requer melhoria, pode ser viável informar a solução. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, é válido ressaltar que pretende realizar um curso de expansão de sua comunicação e melhoria de sua oratória.
Ou ainda, é possível destacar que precisa se atualizar quanto a algum sistema importante dentro da sua área de atuação, no entanto, já está realizando pesquisas para agregar esse conhecimento.
Dessa forma, estará demonstrando senso de urgência, autoconhecimento, resiliência e proatividade. Sendo assim, é viável para o candidato realizar adaptações dos pontos citados e adotar uma postura participativa e orgânica, evitando ficar aquém do seu perfil profissional dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual, através da objetividade e de sua capacidade de comunicação.