É muito importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionar o seu conhecimento de forma orgânica. Por isso, a ansiedade deve ser controlada durante o processo seletivo.
O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com o nervosismo do candidato. Entretanto, quando o candidato não se coloca de forma positiva por conta do excesso de ansiedade, acaba tornando a avaliação contraproducente e prejudicando o seu futuro profissional. Por isso, é importante que o candidato se atente a alguns pontos referentes ao seu comportamento para que evite adotar uma postura de autossabotagem profissional.
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem sua capacidade analítica; o seu senso de urgência; a facilidade para lidar com metas; gestão de processos; condução de reuniões, treinamentos, palestras etc.
Além disso, é importante destacar projetos concretos, implementações sistêmicas e direcionamentos relevantes para o resultado de uma empresa, como a construção do relacionamento da marca com o seu cliente em potencial.
Por outro lado, o candidato deve destacar de forma objetiva e sucinta os seus pontos que requerem melhorias. Entretanto, ao apontar um defeito é cabível ao candidato que apresente uma solução. Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar a sua comunicação; já que você se conceitua como uma pessoa tímida, porém, é importante que você apresente uma solução.
Sendo assim, deve destacar que pretende realizar um curso de teatro. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional; o que é muito importante para uma empresa na era digital, considerando a necessidade de adaptação por parte dos profissionais no mercado atual.
Além disso, você deve adotar uma postura que corrobore esses valores profissionais de maneira natural. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados. Se possível, não coloque a bolsa ou mochila no seu colo, coloque em uma cadeira ao seu lado.
É importante que evite atrasos e controle o seu tom de voz. O candidato também deve ter atenção plena no que se refere à sua narrativa. Sendo assim, é plausível que tenha cuidado para não se desfocar do assunto principal; bem como se atente para não interromper o profissional que estiver conduzindo a entrevista, caso você se lembre de alguma situação que complemente uma resposta anterior.