A entrevista de emprego pode ser parte de um processo resolutivo para o candidato se colocar efetivamente no mercado de trabalho. No entanto, para isso é importante preparar uma narrativa concreta que esteja relacionada aos seus objetivos profissionais.
Entrevista de emprego: pontos assertivos para o direcionamento do candidato
O candidato precisa direcionar o seu comportamento e a sua narrativa para evitar ficar aquém de todo o seu potencial profissional. Visto que, quando o nervosismo domina o seu comportamento, ele tende a adotar uma postura de autossabotagem profissional.
Para evitar que esse ciclo ocorra, tenha clareza sobre quais são seus pontos fortes e direcione-os de maneira objetiva, ao passo que também é importante que saiba quais são os seus pontos fracos e como resolvê-los. Para tornar a sua entrevista de emprego fluida e dinâmica, é importante que leve para a entrevista situações completas que destaquem seus pontos fortes e o seu potencial.
Pontos fortes e fracos
Fale sobre a sua facilidade de gerir equipes; lidar com pressão; negociar; alcançar metas de vendas; analisar dados; implementar sistemas; gerenciar processos; dentre outros aspectos. Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, apresente a solução de modo orgânico.
Sendo assim, ao se colocar como uma pessoa tímida, por exemplo, informe que pretende realizar algum curso que melhore a sua capacidade de comunicação. Dessa maneira, será objetivo sobre como melhorar seus pontos fracos. No entanto, o seu comportamento precisa colaborar com a sua narrativa de forma eficiente. Por isso, o candidato deve adotar uma postura de atenção e controlar o tom da sua voz.
Postura
Portanto, é viável que não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; evite gesticular excessivamente; controle o tom de sua voz e evite interromper o profissional que conduz o processo seletivo, ao se livrar de algum fato.
Além disso, pode ser viável chegar ao local marcado para a entrevista de emprego com antecedência e trabalhar a sua respiração. Dessa forma, poderá direcionar assertivamente o seu comportamento e destacar a sua narrativa de maneira orgânica.
Conceito
Certamente, todos os pontos citados são passíveis de adaptação, considerando o seu objetivo profissional e sua personalidade. O importante é entender o conceito de direcionamento durante a entrevista de emprego para evitar ficar aquém do seu potencial por conta do nervosismo da avaliação.
Avaliação
Dessa forma, a entrevista de emprego será o resultado de um processo que considere suas objetividades, de modo que a tendência é que a avaliação feita pela empresa seja genuína e, portanto, oriunda de uma troca mútua entre as partes envolvidas.