A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma oportunidade para o candidato direcionar o seu comportamento e narrativa. Por isso, é muito importante se atentar a alguns pontos para direcionar a sua postura.
É importante que o candidato responda aos questionamentos feitos de maneira assertiva e direcionada. Assim sendo, conceituar a entrevista de emprego como uma conversa é relevante, já que ao entender a entrevista de emprego como um tipo de julgamento o candidato pode elevar o seu nível de ansiedade.
Tenha clareza sobre seus objetivos no mercado de trabalho. Visto que é necessário direcionar a sua postura de acordo com os pontos fortes do seu currículo.
Na condição de candidato, fale sobre os seus pontos positivos de maneira simplificada. Sendo assim, fale sobre o seu senso de urgência; comprometimento com metas; direcionamento de projetos; gestão de pessoas; facilidade para resolver problemas; construção do relacionamento com o cliente; análise de qualidade; dentre outros aspectos importantes dentro do seu perfil profissional.
O seu comportamento deve ser assertivo e genuíno, por isso, se atentar ao seu tom de voz é primordial para que eleve suas chances de sucesso. Não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; evite gesticular excessivamente; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.
É fundamental que o candidato evite atrasos. Dessa forma, poderá avaliar a viabilidade da contratação e tornar a avaliação feita pela empresa genuína e eficiente.
Complementando essa análise, o candidato deve acessar o site da organização. Uma vez que ao conhecer a sua missão, visão e valores, se torna mais fácil para o candidato verificar os objetivos envolvidos.
Considerando que avaliação sobre a compatibilidade da vaga deve ser feita por todas as partes, contudo, o candidato só se sentirá apto a realizar esse tipo de verificação ao não se colocar negativamente durante o processo seletivo.
Portanto, na condição de candidato, faça as devidas adaptações dos pontos citados e evite ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho. Visto que a ideia principal é que o candidato seja o mais natural possível. Sendo assim, ao analisar os pontos que aumentam a ansiedade, o processo seletivo se torna mais genuíno.