É importante conceituar a entrevista de emprego como uma forma de direcionamento de sua trajetória para que alcance seus objetivos profissionais em longo prazo.
Na condição de candidato, a sua postura transmite uma mensagem, por isso, é importante que não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; evite gesticular excessivamente; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo e trabalhe a sua respiração.
Além disso, a construção de sua narrativa requer clareza, por isso, informe situações que destaquem seus pontos fortes assertivamente. Fale sobre a sua capacidade para superar desafios; lidar com metas; gerir pessoas; direcionar ações; elaborar treinamentos; realizar controles; atender o cliente; dentre outros pontos que sejam importantes para o seu perfil profissional.
Destaque seus pontos negativos de forma resolutiva. Por exemplo, ao destacar alguma situação que requer melhoria, apresente também a solução. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e senso de urgência.
Por exemplo, é possível que informe que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema específico, ao passo que pode destacar que já está em vias de se matricular em um curso para agregar esse conhecimento.
Conhecer a cultura da empresa é de grande valia para o seu aprendizado. Por isso, é viável que analise o site da empresa e seus valores. Dessa maneira, poderá direcionar o seu foco, considerando a missão, a visão e os valores da organização.
Além de esses dados serem relevantes para o direcionamento objetivo de sua postura, também podem ser de grande valia para analisar a viabilidade da contratação. Uma vez que é importante destacar que o candidato deve realizar esse tipo de avaliação.
Visto que uma cultura startup possui muitas diferenças, quando comparada a uma empresa tradicional. Analise todos os pontos e verifique se pode atender as necessidades da empresa, assim como a empresa deve atender seus objetivos profissionais. Dessa forma, a contratação tende a ser genuína e resolutiva para todos os envolvidos.
Portanto, evite uma postura de autossabotagem profissional; algo que pode ocorrer quando o nervosismo domina o seu comportamento e não há nenhum tipo de preparo para a elaboração de uma narrativa objetiva.