A entrevista de emprego deve ser direcionada pelo candidato organicamente, de modo que ele consiga demonstrar sua capacidade profissional através da exploração positiva do seu currículo.
Primeiramente, é relevante que o candidato adquira conhecimento profissional sobre a sua própria trajetória. Dessa forma, poderá falar sobre si mesmo de maneira natural, direcionando suas competências para as atividades necessárias, no que diz respeito a vaga em questão.
Além disso, o autoconhecimento profissional permite que o candidato fale sobre situações concretas que demonstrem suas capacidades e habilidades sociocomportamentais.
Por isso, reforçar os pontos positivos de sua trajetória pode ser de grande valia. Porém, é importante que equilibre o seu comportamento falando sobre seus defeitos de maneira honesta. No entanto, é possível que você contorne-os de maneira resolutiva. Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa tímida, porém, pode reforçar que deseja realizar um curso que melhore a sua comunicação.
Além disso, é pertinente que ao chegar no local da entrevista de emprego cumprimente a todos os presentes e mantenha contato visual com o condutor do processo seletivo. Por isso, a construção da sua narrativa está diretamente ligada ao seu comportamento por meio de seus gestos e de sua fala.
Sendo assim, é pertinente que o candidato controle o seu tom de voz; fale de maneira calma e pausadamente; não gesticule em excesso; não cruze os braços e pernas; seja pontual etc.
Além disso, analise a cultura da empresa, já que essa análise pode te ajudar a entender melhor o conceito da organização para que você possa se vestir respeitando a cultura da empresa; bem como para que você possa analisar a viabilidade dessa contratação, dentre diversos outros aspectos pertinentes a uma entrevista de emprego.
No entanto, o candidato deve se valer dos seus pontos fortes para que não fique aquém do seu potencial; já que ao se deixar dominar pela ansiedade, a tendência é que os candidato esconda a sua capacidade.
Entretanto, a entrevista de emprego é uma oportunidade para que a empresa conheça melhor a sua experiência profissional. Sendo assim, ao se colocar durante o processo, você pode tornar a avaliação mais genuína; o que pode ser viável para todos os envolvidos.