A entrevista de emprego é uma situação de avaliação que requer assertividade e direcionamento por parte do candidato, no que tange a sua postura e narrativa.
A ansiedade e o nervosismo são fatores comuns ao candidato durante a entrevista de emprego. Entretanto, quando o candidato se deixa dominar por tais fatores, pode ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual, alimentando um processo de autossabotagem profissional.
Sendo assim, é relevante para o candidato que direcione o seu comportamento de modo assertivo e estude de maneira analítica o seu próprio currículo. Dessa forma, poderá obter dados importantes sobre os seus resultados em seus empregos anteriores, corroborando os seus valores profissionais através da elaboração de sua narrativa.
É importante para o candidato que fale sobre resultados anteriores através de situações concretas. Sendo assim, fale sobre sua proatividade; capacidade de alcançar metas; comprometimento com resultados; otimização de fluxos; gerenciamento de processos; elaboração de treinamentos; inovação; criatividade; implementação de projetos; relacionamento com o cliente; gestão de pessoas, dentre outros pontos pertinentes ao seu perfil profissional.
Equilibre sua narrativa falando sobre seus defeitos de maneira sucinta e resolutiva. Por exemplo, você pode citar que precisa melhorar o seu nível de conhecimento em um determinado sistema importante dentro da sua área de atuação, porém, é relevante que você informe que já fez algum tipo de cotação para iniciar o curso o mais breve possível.
Além disso, é importante que o candidato reforce sua narrativa através de uma postura pessoal positiva e direcionada. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; evite chegar atrasado. Caso seja possível, não deixe bolsas ou mochilas no seu colo.
Tenha cuidado para não interromper os demais participantes, caso você participe de uma entrevista de emprego feita em grupo. Ao passo que é relevante que mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção.
Por fim, analise o site da organização e conheça a sua missão, visão e valores. Dessa forma você poderá entender melhor a objetividade da empresa, de modo que você consiga analisar a compatibilidade da vaga para a contratação. Visto que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos. Dessa forma, a contratação tende a se tornar uma troca justa e mútua, amparando os objetivos da empresa e do candidato de maneira orgânica.