A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua carreira profissional em longo prazo, considerando seus objetivos atuais. Por isso, é fundamental que o candidato adote uma postura assertiva e participativa de modo orgânico.
É possível que você, na condição de candidato, direcione a entrevista de emprego falando sobre seus empregos anteriores de forma orgânica. Assim, destacando os seus resultados e contornando os seus pontos negativos.
Ao se colocar uma pessoa tímida, por exemplo, é possível que você destaque a sua vontade de estudar teatro. Dessa maneira, estará destacando uma situação negativa de maneira natural.
Além disso, você pode levar para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional, considerando projetos, implementações e acompanhamentos feitos por você em seus empregos anteriores.
Sendo assim, é possível que você fale sobre sua praticidade; gestão de pessoas; condução de reuniões; capacidade analítica; senso de urgência; facilidade para lidar com fluxos internos; construção do relacionamento com o cliente; direcionamento de projetos, dentre outros aspectos que destaquem o seu potencial profissional.
A sua postura deve acompanhar a sua narrativa. Por isso, é viável adotar uma postura participativa durante o processo seletivo. Sendo assim, é aconselhável ao candidato que não mantenha os braços cruzados.
Fale de maneira calma; controle o seu tom de voz; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção. Além disso, é importante que evite atrasos e estude o seu próprio currículo, de modo que possa ser assertivo quanto a suas respostas durante a entrevista.
Dessa forma, o candidato estará direcionando a sua postura de forma assertiva durante a entrevista de emprego, elevando as chances de se destacar positivamente a sua trajetória anterior; ao passo que também permite essa postura permite que a análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção seja genuína e eficiente.
É importante que você, na condição de candidato, evite adotar uma postura negativa durante a entrevista de emprego. Visto que deve evitar ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual. Sendo assim, seja assertivo, resiliente e dinâmico, considerando os muitos fatores que impactam o fluxo de contratação das empresas de forma geral.