A entrevista de emprego é uma situação importante para que o candidato consiga demonstrar o seu potencial profissional através de um direcionamento assertivo e de uma postura positiva.
Para isso é importante que o candidato conheça o seu currículo de maneira analítica, de modo que consiga levar para a entrevista de emprego situações concretas que corroborem seus valores profissionais.
Além disso, também é importante que o candidato conheça seus pontos fracos para que possa falar sobre eles de forma resolutiva. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem a sua proatividade; facilidade para gerir pessoas; inovação; criatividade; senso de urgência; capacidade analítica; projetos feitos por você; dentre outros aspectos que sejam pertinentes aos resultados obtidos em sua trajetória profissional considerando suas vivências anteriores.
Fale sobre seus defeitos de maneira resolutiva, falando sobre um ponto de melhoria e apresentando uma solução. Por exemplo, você pode falar que é uma pessoa tímida, porém, deseja estudar teatro, ou ainda, pode citar um conhecimento que precisa ser aprimorado; porém, pode informar que já está fazendo cotações com algumas escolas especializadas.
Além disso, é importante que você (candidato) adote uma postura positiva que ampare todo esse processo. Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma; direcione o seu comportamento de modo assertivo.
Portanto, mantenha contato visual com o seu entrevistador; não deixe objetos no seu colo; procure chegar mais cedo ao local da entrevista; trabalhe a sua respiração; tenha cuidado para não interromper o entrevistador ou demais participantes.
A cultura da empresa é um ponto de grande valia para que o candidato consiga melhor se preparar, além de ser uma forma de avaliação da vaga, considerando os seus valores e objetivos profissionais. Sendo assim, é relevante que acesse o site da instituição e conheça a sua missão, visão, valores e trajetória.
Certamente, as dicas são adaptáveis, porém, são pontos importantes para que o candidato consiga evitar adotar um comportamento de autossabotagem profissional. Visto que são muitos os aspectos que permeiam a análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção; ao passo que essa análise é composta de fatores diretos e indiretos.