A entrevista de emprego é uma dinâmica que requer direcionamento para que o candidato consiga se colocar de maneira positiva, alcançando resultados assertivos, ainda que seja algo implícito no seu comportamento e na construção de sua narrativa.
O direcionamento do candidato durante a entrevista de emprego pode ocorrer de maneira direta ou indireta; já que diversos fatores implicam o resultado da avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção. É aconselhável para o candidato que preste atenção plena ao seu próprio comportamento, de maneira que consiga evitar uma postura de autossabotagem profissional.
Sendo assim, é pertinente que não cruze os braços e pernas; evite gesticular excessivamente; fale de maneira calma e tranquila e mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção. Trabalhar a sua respiração também é importante para que minimize o nervosismo inerente à avaliação. Além disso, evite atrasos e não deixe objetos no seu colo, caso seja possível.
A construção da sua narrativa deve ser acompanhada de gestos positivos. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem o seu poder de persuasão; alcance de metas; facilidade para gerir pessoas; senso de urgência; capacidade de analisar dados; criatividade e inovação; elaboração de campanhas motivacionais; capacidade para ministrar treinamentos; dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.
Entretanto, equilibre as informações falando sobre seus pontos negativos de forma positiva. Por exemplo, você pode informar que precisa melhorar o seu nível de Excel, ao passo que deve informar que já está realizando um curso voltado para essa finalidade. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade profissional.
Conhecer a cultura da empresa é outro ponto de grande valia para o candidato; já que ao analisar o site da organização e conhecer sua missão, visão e valores, é possível verificar a viabilidade da contratação, considerando a relação e compatibilidade entre os valores organizacionais e seus objetivos de carreira em longo prazo.
Estas dicas são adaptáveis, no entanto, são pontos importantes para que o candidato tenha atenção plena ao seu comportamento e direcione a sua narrativa de modo resolutivo. Haja vista a necessidade da empresa de contratar profissionais cada vez mais assertivos e resilientes. Por isso, a apresentação do candidato pode ser um diferencial para a sua carreira profissional em longo prazo, considerando todos os aspectos da era digital.