Empregos

Entrevista de emprego: o alinhamento entre as aptidões e os valores envolvidos

É através da entrevista de emprego que o candidato consegue direcionar a sua carreira profissional. Por isso, é compreensível o nervosismo gerado por essa situação de avaliação.

Entrevista de emprego: o alinhamento entre as aptidões e os valores envolvidos

Embora o profissional da área de recrutamento e seleção entenda e, por muitas vezes, compreenda esse nervosismo, é fundamental que o candidato consiga demonstrar minimamente suas aptidões para a vaga.

Comportamento e postura

Sendo assim, ao se atentar a alguns pontos que se referem ao seu comportamento e postura, você, na posição de candidato, conseguirá se colocar positivamente, não ficando aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho.

Ao trabalhar alguns pontos referentes ao seu comportamento, você evita se deixar dominar pela ansiedade, já que muitos profissionais que possuem um grande potencial dentro do mercado, não conseguem se colocar positivamente durante uma entrevista de emprego.

Demonstre sua capacidade no processo seletivo

Sendo assim, é necessário criar um alinhamento entre as suas competências na rotina de uma empresa e a maneira como você se coloca em uma entrevista de emprego.

Dicas adaptáveis e relevantes para o candidato

 Alguns pontos relevantes e adaptáveis podem ser primordiais nesse processo. Por exemplo: trabalhe a sua respiração; evite gesticular excessivamente; tenha atenção plena à construção da sua narrativa; chegue mais cedo ao local da entrevista de emprego; conheça a cultura da empresa dentre outros.

A cultura da empresa e os seus valores profissionais

Entender a cultura organizacional permite que se direcione de acordo com a linguagem cultural, e esse é um ponto bastante relevante para o sucesso de uma entrevista de emprego. Já que uma cultura Startup possibilita uma linguagem informal, no entanto, uma empresa tradicionalista requer uma formalidade em todos os seus processos seletivos.

Sendo assim, além de ser uma maneira de você se direcionar dentro da entrevista de emprego, essas análises são formas importantes para que você avalie a viabilidade da vaga para com seus próprios valores. Visto que esse alinhamento deve existir, de modo que você consiga direcionar a sua trajetória profissional.

Conheça seus pontos positivos e pontos de melhoria

Além disso, analise seus pontos positivos, bem como, seus pontos de melhoria. Dessa forma, você irá levar para entrevista de emprego resultados importantes de maneira orgânica.

Sendo assim, não há uma fórmula exata para que você obtenha sucesso em uma entrevista de emprego. Porém, há pontos de atenção que devem ser adaptados; de modo que você demonstre suas competências e habilidades, gerenciando sua carreira profissional, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.