Empregos

Entrevista de emprego: não abdique de uma postura positiva

A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento assertivo por parte do candidato para que ele consiga se apresentar de maneira direcionada e evite adotar uma postura de autossabotagem profissional; o que pode ocorrer quando a ansiedade domina o seu o raciocínio e comportamento.

Entrevista de emprego: não abdique de uma postura positiva

O nervosismo em uma situação de avaliação é um fator compreensível. Por isso, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com a ansiedade do candidato inerente ao processo seletivo.

Porém, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo, ele não apresenta minimamente ou seu diferencial competitivo profissional, ficando aquém de suas competências no mercado.

Direcione seus pontos fracos durante a sua narrativa

É necessário que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação relevante de suas realizações profissionais; bem como é importante que direcione seus pontos fracos de forma resolutiva. Por isso, o autoconhecimento profissional e a autorresponsabilidade são fatores analisados de maneira indireta durante o processo de recrutamento e seleção.

Reforce seus valores profissionais

Sendo assim, na condição de candidato, fale sobre seus resultados anteriores, corroborando seus valores profissionais e sua personalidade. Por exemplo, fale sobre sobre sua proatividade; alcance de metas; gestão de pessoas; capacidade analítica; resiliência; acompanhamento de projetos etc.

Apresente soluções para seus apontamentos negativos

Ao passo que também você deve falar sobre seus defeitos de maneira resolutiva. Por exemplo, é possível informar que precisa melhorar o seu conhecimento técnico em um determinado sistema.

Porém, é relevante que informe que já está realizando uma cotação com uma empresa específica para reforçar o seu aprendizado. Além disso, é importante que a sua narrativa seja corroborada por gestos positivos e orgânicos durante o processo seletivo. 

Adote uma postura assertiva e positiva durante o processo seletivo

Por isso, é importante que o candidato não cruze os braços; respire fundo; bem como, mantenha contato visual com o profissional condutor do processo de recrutamento e seleção; controle o seu tom de voz; tenha cuidado para não gesticular excessivamente; não deixe objetos no seu colo; evite atrasos; dentre outros aspectos que possam ser importantes no que se refere a uma postura orgânica e positiva durante o processo seletivo.

Evite um ciclo de autossabotagem profissional

O mais importante dentre todas as dicas é que você evite um ciclo negativo ao se deixar dominar pela ansiedade; o que pode fazer com que acabe abdicando de se apresentar positivamente durante a entrevista de emprego.