Entrevista de emprego: fatores econômicos podem orientar o candidato de forma indireta  - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: fatores econômicos podem orientar o candidato de forma indireta 

Fatores econômicos podem orientar o candidato de forma indireta durante a entrevista de emprego. Veja dicas assertivas!

Uma entrevista de emprego pode ser uma situação de nervosismo e ansiedade para muitas pessoas. Por isso, é relevante que o candidato se atente a alguns fatores que podem fazer com que ele alcance o seu objetivo no mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: fatores econômicos podem orientar o candidato de forma indireta 

O fluxo da economia impacta na empregabilidade, por isso, é importante que o candidato entenda os fatores que impactam na inflação e como todos os fatores externos não controláveis modificam o fluxo de oferta e demanda; já que esse fator pode ser fundamental para que a empresa abra vagas operacionais ou diminua, ainda que indiretamente, o valor pago para alguns profissionais em áreas específicas.

Entender o mercado econômico pode ajudar o candidato a se colocar durante a entrevista de emprego

Por isso, entender o mercado econômico pode ajudar o candidato a se colocar durante a entrevista de emprego; já que toda essa volatilidade pode fazer com que as empresas precisem de pessoas mais preparadas para lidar com a pressão e com a instabilidade de forma abrangente.

É relevante que você conheça o seu próprio currículo de modo analítico

Na condição de candidato, é relevante que você conheça o seu próprio currículo de modo analítico. Por isso, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem seus pontos fortes e também fale sobre seus pontos fracos.

Fale sobre seus defeitos de forma resolutiva

No entanto, quando fizer algum apontamento negativo, leve uma solução. Por exemplo, você pode informar que se vê como uma pessoa tímida, porém, pode informar também que deseja realizar um curso de teatro. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento organicamente.

A mensagem transmitida durante a entrevista 

Além dos fatores relevantes para que construa uma narrativa assertiva, o candidato também deve se preparar no que diz respeito a mensagem transmitida durante a entrevista de emprego.

Evite adotar uma linguagem corporal fechada

Por isso, é importante que você evite adotar uma linguagem corporal fechada. Sendo assim, não mantenha os braços cruzados; não deixe sua bolsa ou mochila no colo; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção; procure obter o controle sobre o seu próprio tom de voz; fale de maneira calma; faça perguntas pertinentes; evite chegar atrasado. 

Dessa forma, o candidato estará direcionando o seu comportamento e a sua narrativa para que possa obter resultados importantes dentro do mercado de trabalho atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?