Uma entrevista de emprego é uma oportunidade para que você apresente suas habilidades e competências, corroborando-as com situações concretas. Por isso, é fundamental que o candidato tenha atenção a alguns pontos relevantes durante o processo seletivo.
No entanto, muitos candidatos conceituam erroneamente a entrevista de emprego como uma espécie de julgamento e acabam demonstrando um comportamento autossabotador. O nervosismo é inerente a uma situação de avaliação e o profissional da área de recrutamento e seleção está preparado para lidar com esse fator humano.
Entretanto, quando você deixa a ansiedade dominar o seu comportamento você não consegue demonstrar a sua capacidade e acaba sendo excluído do processo seletivo por conta da autossabotagem.
Sendo assim, é possível que você faça alguns ajustes em seu comportamento para que você se direcione assertivamente durante uma entrevista de emprego. Ou seja, evite cruzar braços e pernas; mantenha o controle sobre o seu tom de voz e estude os fatos importantes da sua trajetória profissional; já que são fatores que podem compor a construção da sua narrativa e avalie o site da organização. Uma vez que através dessa avaliação você poderá entender a cultura da empresa e a sua trajetória.
Certamente esses pontos são fatores que devem ser adaptados, porém transmitem uma mensagem profissional juntamente com outras particularidades inerentes ao processo seletivo. Dessa forma, você consegue expor a sua objetividade de maneira equilibrada. Além disso, pode ser importante que você trabalhe a sua respiração, já que você é um ponto relevante para que você obtenha controle sobre a sua voz e melhore a construção da sua narrativa.
Tente chegar com antecedência, pois a familiarização do candidato com o ambiente pode ser pertinente. Sendo assim, pequenos fatores podem ser observados de maneira que você não fique aquém do seu potencial.
Por isso, direcione suas competências e habilidades, já que é necessário que você consiga demonstrá-las. Já que essa análise quanto à pertinência e compatibilidade da vaga deve ser feita pelo candidato e pela empresa.
Dessa forma, você participa de uma maneira justa dentro do processo seletivo e consegue analisar verdadeiramente a vaga em questão, verificando se seus objetivos e valores são compatíveis com os valores da organização, de modo que o processo seja resolutivo para os objetivos em comum.