Entrevista de emprego: equilibre as informações e direcione a sua postura - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: equilibre as informações e direcione a sua postura

Equilibre as informações e direcione a sua postura durante a entrevista de emprego. Confira algumas dicas relevantes!

É possível que o candidato obtenha sucesso durante uma entrevista de emprego através da atenção plena aos seus gestos, fala e à construção da sua narrativa.

Entrevista de emprego: equilibre as informações e direcione a sua postura

O nervosismo é um fator inerente a uma situação de avaliação, por isso, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com diversos fatores durante uma entrevista de emprego.

Não fique aquém do seu potencial durante o processo seletivo

No entanto, quando o candidato se deixa dominar por essa sensação de ansiedade, ele acaba criando um ciclo negativo no qual esconde o seu potencial, tornando a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção aquém do que ele realmente poderia entregar durante o processo seletivo.

A composição da mensagem transmitida durante a entrevista de emprego

Por isso, é importante que o candidato tenha atenção plena ao seu tom de voz e controle a sua narrativa. No entanto, os fatores que fazem parte da composição da mensagem transmitida durante a entrevista de emprego também são compostos pelo posicionamento e comportamento do candidato.

Sendo assim, é relevante que o candidato mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; evite cruzar os braços e pernas; fale de maneira calma; cumprimente a todos os presentes; não gesticule excessivamente; não deixe objetos em seu colo etc.

É importante que o candidato construa a sua narrativa com base nos pontos principais do seu currículo

Além disso, também é importante que o candidato construa a sua narrativa com base nos pontos principais do seu currículo. Sendo assim, o candidato deve levar para a entrevista de emprego situações que corroborem os seus valores profissionais, como proatividade; facilidade para lidar com pressão; alcance de metas; poder de persuasão; gestão de pessoas; atendimento e relacionamento com cliente, dentre outros aspectos que sejam correlatos ao seu perfil profissional.

Equilibre suas informações e leve resoluções aos seus pontos fracos

No entanto, as informações requerem equilíbrio. Por isso, durante a sua narrativa o candidato também deve saber colocar os pontos negativos. Porém, é aconselhável que contorne seus pontos negativos com soluções. 

Demonstre autoconhecimento profissional e não fique aquém do seu potencial competitivo no mercado de trabalho atual

Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, o candidato pode informar que pretende estudar teatro para expandir sua comunicação. Dessa forma, o candidato estará demonstrando autoconhecimento profissional e não ficará aquém do seu potencial competitivo no mercado de trabalho atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?