Direcionar o comportamento em uma entrevista de emprego pode ser um desafio, devido ao nervosismo e a ansiedade que podem tornar esse momento tenso para um candidato. No entanto, você pode controlar alguns fatores que ajudam a direcionar a entrevista e destacar seu potencial dentro do processo seletivo.
Parece uma dica aleatória, mas trabalhar a sua própria respiração ajuda a raciocinar melhor quando aos pontos focais de suas respostas. Bem como, essa é uma maneira de controlar seu próprio tom de voz.
Por isso, não apenas aparenta diminuir a ansiedade, como a diminui naturalmente. Sendo assim, trabalhe esse ponto para que possa se acalmar e se controlar em uma entrevista de emprego.
Evite chegar atrasado no local da entrevista de emprego, já que esse ponto aumenta a sua ansiedade. Sendo assim, procure chegar um pouco mais cedo, isso ajudará a se acalmar e se acostumar com o ambiente.
Respostas assertivas dependem do seu autoconhecimento quanto à sua própria trajetória profissional. Por isso, quanto mais você souber sobre seus pontos fortes e pontos a melhorar, melhores e mais assertivas serão suas respostas.
Sendo assim, analise as fases da sua trajetória, extraindo seus aprendizados e direcionando-os dentro da entrevista de emprego.
A metodologia Star poderá ajudar você a elaborar respostas de forma direcionada. Falamos sobre esse método, caso queira conferir, basta clicar neste link.
O seu corpo fala e indica o quanto você está nervoso ou ansioso. No entanto, o profissional da área de recrutamento e seleção está acostumado a lidar com essa situação, e esse comportamento pode ser relevado.
No entanto, a ansiedade em excesso não permite que você se mostre de forma positiva. Por isso, evite uma linguagem corporal que exponha a sua ansiedade.
Sendo assim, evite gesticular em excesso, balançar os pés, cruzar braços e pernas, colocar bolsas e mochilas na frente do seu corpo como se fosse um escudo, mexer muito a cabeça, desfocando o olhar do seu entrevistador.
Certamente, esses pontos são muito importantes dentro de um processo seletivo e podem transmitir uma imagem mais positiva e segura. Esses pontos podem fazer diferença para sua entrevista de emprego.
Por isso, é importante focar em seus pontos fortes e procurar direcionar suas respostas. Uma vez que a ansiedade é um fator controlável, principalmente, quando o candidato se sente mais seguro no que tange ao aprendizado que teve em sua trajetória.