A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que o candidato alcance o seu objetivo no mercado de trabalho atual, contudo, o fato de ser avaliado pode fazer com que o candidato adote uma postura negativa, autossabotando a sua postura durante o processo de recrutamento e seleção.
Não há uma regra sobre o melhor comportamento para que o candidato consiga alcançar o seu objetivo profissional, entretanto, adotar uma postura evitativa e improvisar sobre os pontos fortes e fracos de sua trajetória são fatores que podem fazer com que fique aquém do seu potencial profissional. O autoconhecimento profissional é um ponto de grande relevância para que o candidato minimize a ansiedade durante uma situação de avaliação.
Sendo assim, analise na sua trajetória profissional quais são os seus pontos fortes e identifique-os, considerando suas características e resultados obtidos em empregos anteriores.
Os seus pontos fracos devem ser direcionados de maneira resolutiva. Sendo assim, é possível que apresente soluções para seus pontos que requerem melhorias. Por exemplo, é possível que informe que deseja estudar teatro, já que se conceitua como uma pessoa tímida.
Conhecer a cultura da empresa pode ser de grande valia para o direcionamento do candidato. É importante saber qual é a missão, a visão e os valores da organização. Dessa forma, poderá direcionar o seu comportamento e obter uma orientação direta sobre a sua vestimenta, considerando que uma cultura startup requer um posicionamento diferente de uma cultura tradicional.
Geralmente, no final do processo seletivo é cedido o espaço para que o candidato faça perguntas. Sendo assim, é relevante que utilize esse espaço de forma objetiva, considerando as atividades exercidas, o plano de carreira da empresa, os benefícios, a cultura organizacional, dentre outros aspectos que sejam relevantes para que analise a viabilidade da vaga.
Visto que é viável para o candidato analisar a compatibilidade dos perfis e valores envolvidos. Contudo, essa análise só pode ocorrer de forma eficiente quando o candidato não se coloca de forma negativa no processo seletivo.
Sendo assim, analise a sua própria trajetória e construa uma narrativa assertiva. Dessa forma, poderá alcançar seus objetivos organicamente, se colocando de forma integral no processo seletivo, já que o nervosismo pode fazer com que adote uma postura evitativa.