O candidato deve direcionar o seu comportamento de forma objetiva durante a entrevista de emprego, para isso, é necessário destacar os seus pontos fortes e analisar o próprio currículo, visto que será a base para a condução do processo seletivo.
Entrevista de emprego: dicas relevantes para direcionar o seu perfil profissional
A entrevista de emprego é uma etapa do processo que objetiva conhecer o candidato de maneira aprofundada, para a avaliação quanto aos valores envolvidos e outros fatores relevantes para a relação empregado e empregador.
Não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho
Por isso, o candidato deve se preparar para esse momento, de modo que destaque o seu perfil profissional objetivamente e adote uma postura orgânica e positiva durante o processo de recrutamento e seleção.
Quando o candidato não se prepara para a entrevista de emprego, ele pode adotar uma postura de autossabotagem profissional; o que acontece quando ele não consegue se colocar positivamente e transmite uma imagem errônea sobre a sua trajetória.
Defina seus pontos fortes e seus pontos fracos
Por isso, a entrevista de emprego é uma forma de conhecer melhor o seu perfil. Sendo assim, enquanto candidato, tenha clareza sobre seus pontos fortes e controle seus pontos fracos de maneira que demonstre o seu perfil de forma genuína, tornando a avaliação feita pela empresa resolutiva para ambas as partes.
Exemplifique suas qualidades profissionais
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu potencial profissional. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade de lidar com metas; gestão de pessoas; direcionamento de projetos; persuasão em vendas; negociação; proatividade; elaboração de treinamentos; dentre outras aspectos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.
Apresente uma solução para cada apontamento negativo
Ao apresentar uma situação que requer melhoria, é importante que apresente também a solução. Dessa forma, estará demonstrando senso de urgência de maneira orgânica. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida, no entanto, informe que pretende realizar algum curso que expanda a sua oratória.
Adote uma postura participativa durante o processo seletivo
O comportamento do candidato é um ponto de destaque dentro da avaliação feita no processo de recrutamento e seleção. Por isso, é aconselhável que cruze braços e pernas; fale de maneira tranquila; controle o tom da sua voz; evite gesticular excessivamente e não se atrase. Dessa forma, poderá se colocar no processo seletivo de maneira orgânica, elevando suas chances de sucesso profissional em longo prazo.