O candidato deve conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade para o direcionamento da sua trajetória dentro da dinâmica do mercado atual.
Quando o candidato a se permite dominar pela ansiedade da situação de avaliação, ele tende a ficar aquém do seu potencial. Por isso, é muito importante que considere a entrevista de emprego como uma oportunidade de apresentar suas competências e habilidades, e não como um julgamento de sua personalidade.
O conceito errôneo de que a entrevista de emprego funciona como um julgamento pode ser autossabotador para o candidato, já que ao entender dessa forma, pode deixar de realizar uma correta apresentação do seu perfil, se comportando de maneira evitativa.
Por isso, as análises sobre o seu próprio comportamento e histórico profissional podem ajudar o candidato, já que poderá direcionar os pontos fortes de sua trajetória e contornar situações negativas.
Ao apresentar uma situação que requer melhoria, o candidato precisa se direcionar efetivamente de forma objetiva. Por exemplo, é possível destacar que se conceitua como uma pessoa tímida, no entanto, é viável informar que pretende realizar um curso voltado para a expansão de sua comunicação e melhoria de sua oratória.
Ao destacar suas competências e habilidades, é importante exemplificar situações vivenciadas. Sendo assim, fale de maneira orgânica sobre a sua capacidade de lidar com metas, gestão de pessoas, direcionamento de projetos, senso de urgência, proatividade etc.
O comportamento do candidato transmite uma mensagem importante para o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção. Sendo assim, é relevante adotar uma postura participativa, evitando cruzar braços e pernas, trabalhando a sua respiração e mantendo contato visual com o gestor do processo seletivo, por exemplo.
Além disso, é importante que o candidato mantenha o seu tom de voz firme durante a sua narrativa e faça perguntas pertinentes à vaga, pois assim poderá avaliar a compatibilidade dos perfis. Visto que é importante que o candidato também avalie a compatibilidade dos perfis envolvidos, para que a contratação seja resolutiva para ambas as partes.
Dessa maneira, o candidato estará se colocando de maneira positiva e orgânica e elevando suas chances de sucesso no mercado de trabalho atual. Portanto, considere os pontos citados, ainda que precise adaptá-los, pois o mais importante é que entenda a necessidade de se colocar de forma participativa na dinâmica do processo seletivo.