Uma entrevista de emprego é uma situação que requer avaliação por parte do candidato para que direcione seu comportamento de modo positivo; ao passo que também possa avaliar a viabilidade da contratação.
Entrevista de emprego: dicas para o candidato direcionar o seu comportamento
A compatibilidade da vaga pode ser avaliada por todos os envolvidos, entretanto, quando o candidato se deixa dominar pela ansiedade, ele prejudica a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção quanto ao seu perfil; bem como prejudica a sua própria avaliação sobre a vaga.
Sendo assim, alguns pontos de atenção são primordiais para que o candidato consiga direcionar o seu comportamento no mercado de trabalho atual.
Tenha atenção plena aos gestos e à construção de sua narrativa
Primeiramente, é necessário que não se deixe dominar pelo nervosismo. Para isso, é aconselhável que analise o seu próprio currículo para que direcione suas vivências anteriores de modo resolutivo durante a entrevista de emprego.
Destaque situações ocorridas em seus empregos anteriores
Fale sobre situações que reforcem suas qualidades profissionais. Tais como: proatividade; gestão de pessoas; construção do relacionamento da empresa com o cliente; acompanhamento de processos; elaboração de treinamentos; eliminação de etapas de processos internos; inovação; sugestões; implementações; senso de urgência; comprometimento com metas; poder de persuasão em vendas; criatividade, dentre diversos outros fatores relacionados ao seu perfil profissional.
Equilibre as informações de forma orgânica
Além disso, é importante que o candidato equilibre as informações, falando sobre seus pontos fracos de modo direcionado. Sendo assim, fale sobre seus pontos de melhoria de modo resolutivo.
Aponte soluções para seus defeitos
Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que deseja estudar teatro. Ao informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento sobre algum sistema, fale sobre cotações realizadas com escolas específicas. Dessa forma, você estará demonstrando autorresponsabilidade; o que é primordial para um candidato no mercado de trabalho atual.
Adote uma postura positiva e participativa durante o processo seletivo
A sua narrativa deve ser acompanhada por seus gestos de maneira positiva. Sendo assim, adote uma postura participativa; não deixe os braços cruzados; fale de maneira calma e tranquila; evite atrasos; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo; faça perguntas pertinentes; controle o seu tom de voz; evite gestos excessivos; dentre outros aspectos que sejam importantes. Dessa forma, você eleva a sua chance de sucesso; ao passo que não fica aquém do seu potencial profissional no mercado de trabalho atual.