A entrevista de emprego requer análises diversas por parte do candidato, por isso, é importante para o candidato que se direcione através de uma postura ativa e do autoconhecimento profissional.
O candidato precisa se direcionar para que possa alcançar seus objetivos profissionais através da apresentação feita durante o processo de recrutamento e seleção. No entanto, quando o candidato fica muito nervoso, acaba se deixando dominar pela ansiedade, adotando uma postura de autossabotagem profissional.
Para evitar esse fluxo contraproducente na sua carreira profissional, é importante que você tenha atenção a alguns pontos. Sendo assim, evite atrasos; não deixe objetos no seu colo; não mantenha seus braços cruzados; fale de maneira calma e tranquila; mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo de recrutamento e seleção.
Além disso, a narrativa deve ser composta de fatos importantes, considerando como base os principais pontos do seu currículo. Sendo assim, fale sobre situações que reforcem a sua proatividade; facilidade para lidar com a pressão; projetos e implementações feitas por você em seus empregos anteriores.
Se você atuou com gestão de pessoas e processos, dentre outros tipos de gerenciamentos, ou ainda, se você operou sistemas e máquinas diferenciadas, também é relevante que você destaque esses pontos durante a sua narrativa profissional.
Você também deve direcionar seus pontos fracos de maneira resolutiva. Por exemplo, é possível que informe que precisa reforçar o seu Excel, porém, já está realizando um curso voltado para elevar o seu nível de conhecimento. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade.
Além dos pontos citados, o candidato deve analisar o site da empresa e conhecer sua cultura, missão, visão e valores; já que são pontos relevantes para o sucesso profissional, considerando a relação entre a compatibilidade dos objetivos das partes envolvidas.
É importante que o candidato faça as adaptações necessárias dos pontos citados, porém, não deixe de prestar atenção plena aos fatos que fazem parte da construção de sua narrativa e sua postura. Haja vista que ao se deixar dominar pela ansiedade, o candidato prejudica a avaliação feita durante o processo de recrutamento e seleção; já que o gestor da entrevista de emprego não conseguirá avaliar plenamente a sua capacidade profissional dentro de sua apresentação.