A entrevista de emprego é um processo importante para o direcionamento de sua carreira profissional, por isso, é necessário que adote o conceito da entrevista de emprego como parte de um processo e não como uma espécie de julgamento de sua trajetória.
Ao adotar um conceito errôneo sobre a entrevista de emprego, o candidato tende a autossabotar a sua carreira, já que deixará o nervosismo dominar o seu comportamento e poderá ficar aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho.
É necessário que o candidato entenda que um excelente profissional na sua rotina pode não ser um candidato apresentável. No entanto, a entrevista é a oportunidade que a empresa possui para conhecê-lo. Sendo assim, adotar uma postura positiva é fundamental para tornar o processo genuíno e a troca resolutiva.
Leve para a entrevista de emprego exemplos de situações vivenciadas em seus empregos anteriores, destacando assim a sua capacidade de lidar com pressão, gestão de equipes, pessoas, processos e projetos.
Controles internos; implementação de sistemas; validação de indicadores; controle de agendas; contato com o cliente; construção do relacionamento com o cliente; campanhas de marketing digital etc.
Além disso, equilibre as informações, destacando pontos que requerem melhorias, no entanto, apresentando soluções organicamente. Por exemplo, é possível informar que precisa melhorar a sua capacidade de comunicação, já que se entende como uma pessoa tímida, assim sendo, pretende estudar teatro para resolver essa questão.
O comportamento do candidato é um ponto muito importante para a transmissão da mensagem recebida pelo profissional de recrutamento e seleção. Por isso, não mantenha os braços cruzados; trabalhe a sua respiração; evite atrasos; não gesticule em excesso; tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz o processo seletivo e utilize o espaço cedido para perguntas.
Dessa maneira, estará demonstrando interesse orgânico pela empresa, bem como poderá avaliar a viabilidade da contratação; já que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos.
Por isso, todos os pontos citados são adaptáveis, pois o mais importante para o candidato é que não adote uma postura negativa por conta da ansiedade da situação de avaliação.