A entrevista de emprego é uma situação que requer posicionamento assertivo por parte do candidato para que ele consiga se colocar de maneira positiva no mercado de trabalho atual, considerando os diversos fatores que impactam a empregabilidade e o fluxo de recrutamento e seleção das empresas.
É necessário que o candidato consiga se colocar no mercado considerando todos os fatores que podem auxiliar para que demonstre o seu potencial no mercado de trabalho. Por isso, é relevante adotar uma postura positiva e construir uma narrativa baseada em suas vivências anteriores.
Fale sobre situações que corroborem seus valores de modo orgânico, levando para a entrevista de emprego exemplos de proatividade; trabalho em equipe; gestão de pessoas; gerenciamento de projetos; facilidade para construir um relacionamento com o cliente; agilidade; inovação; implementações feitas por você, dentre outros pontos positivos dos quais você tenha participado de forma resolutiva.
Por outro lado, é importante que você fale sobre os seus defeitos de modo orgânico. Sendo assim, fale sobre seus defeitos de modo resolutivo. Por exemplo, você pode informar que deseja evoluir no seu conhecimento sobre algum sistema específico, de modo que você já está fazendo cotações para realizar um curso voltado para essa finalidade.
Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional e responsabilidade; o que é de extrema importância para uma empresa no mercado atual.
Além disso, você deve adotar uma postura positiva de forma natural. Sendo assim, não mantenha seus braços cruzados; fale de maneira calma; controle o seu tom de voz; mantenha contato visual com o profissional condutor do processo de recrutamento e seleção; tenha assertividade nas suas respostas e faça perguntas pertinentes ao que foi transmitido durante o processo seletivo.
Além dos fatores relacionados ao seu comportamento e a sua narrativa, na condição de candidato, você deve se direcionar de modo orgânico, considerando sua personalidade e o ambiente para o qual você está se direcionando.
Por isso, essas dicas devem ser adaptadas para que você evite adotar uma postura de autossabotagem profissional. Dessa forma, conseguirá se direcionar de modo positivo, elevando suas chances de sucesso, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.