A entrevista de emprego deve ser considerada pelo candidato como uma opção importante para que ele conheça a empresa e os valores envolvidos.
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para analisar o seu perfil, por isso, é muito importante que a sua narrativa seja construída com base em resultados obtidos em seus empregos anteriores, bem como a sua postura seja participativa de modo orgânico.
Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu potencial profissional, falando sobre a sua facilidade para gerir pessoas; capacidade para lidar com metas; controles internos; direcionamento de projetos; alcance de metas; facilidade para motivar pessoas; elaboração de treinamentos; implementação sistêmica; elaboração de indicadores, dentre outros aspectos que sejam importantes para o seu perfil profissional.
Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, é muito importante que apresente uma solução. Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa tímida, ao passo que é extremamente relevante destacar o seu desejo de realizar um curso voltado para a melhoria de sua oratória.
Além dos pontos referentes a sua narrativa, a sua postura é um diferencial para que transmita uma mensagem positiva para o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção.
Sendo assim, mantenha contato visual com a gestão da empresa; fale de maneira tranquila; não cruze os braços e pernas; evite atrasos e não gesticule excessivamente durante a construção de sua narrativa.
Outro ponto relevante para o candidato é analisar o site da organização. Visto que ao conhecer a trajetória da organização, poderá conhecer melhor a sua missão e os valores envolvidos, dessa forma, poderá avaliar a viabilidade da vaga.
Uma vez que é necessário reforçar que essa avaliação é cabível a todos os envolvidos, contudo, o candidato só se sentirá apto a realizar esse tipo de análise, ao não se colocar negativamente durante a entrevista de emprego.
Já que ao se deixar dominar pela ansiedade, o candidato pode adotar uma postura de autossabotagem profissional, ficando aquém do seu potencial durante a entrevista de emprego. É importante destacar que um excelente profissional, pode não ser um bom candidato, portanto, a sua apresentação deve ser positiva e participativa.